Preciso fazer transcrição de todos os casamentos?

Queridos, boa noite.

Estou com algumas dúvidas e tenho certeza que vocês podem me ajudar.

1- Obtive informações aqui mesmo no fórum que, se o nome na certidão de nascimento do português em Portugal for diferente da certidão de casamento no Brasil, eu posso consultar alguma conservatória que peça uma declaração própria de que seja a mesma pessoa e pronto, sem precisar fazer as correções aqui no Brasil. Isso procede?

2- O avô da minha noiva que é o Português e casou com a brasileira (avó dela) aqui no Brasil e ele é o declarante da certidão de Nascimento da minha sogra aqui no Brasil, mediante a isso preciso transcrever o casamento dos avós da minha noiva pra Portugal?

3 - Minha sogra não foi declarante da certidão de nascimento, mas o pai da minha noiva, precisarei transcrever o casamento dela ?

4 - Caso precise, qual a melhor pra fazer essa(s) transcrição(ões) ?

Agradeço desde já ..








Comentários

  • @JonathanNarcizo

    1-nao procede

    2-Se fizer na Conservatória ACP não precisa.

    3-Ela se tornando a portuguesa terá q transcrever o casamento após o processo ser concluido

    4-Ponta Delgada.
  • @Vlad

    Entendi.
    Em relação a divergência de nomes:
    1- Assim que chegar o assento de batismo do avô da minha noiva (já fiz o pedido para o Arquivo distrital de Viana do Castelo e já pedi pra vir apostilada pela PGR), é só ir no cartório do casamento dele e pedir pra trocar o nome, visto que o documento que apresentarei é de inteiro teor e apostilado por Portugal ?

    2 - Não preciso mudar o nome na certidão de óbito dele né?

    3 - Vou precisar retificar o nome dele também na certidão de nascimento e casamento dela ou só em um dos dois. visto que precisarei transcrever o casamento dela pra Portugal ?

    O que me aconselha em relação a essas dúvidas?

    Desde já agradeço!
  • @JonathanNarcizo

    1- sim

    2-não precisa

    3-Veja primeiro quais sào as divergencias entre as certidões quando receber o documento de Portugal.
  • @Vlad

    Por tudo que vi, as divergências são de nome e de ano do nascimento, o restante (pai, mãe, etc..) é igual é tudo igual.

    Acredito que se for só esses dois não terei muito transtorno.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.