Atribuição da cidadania portuguesa sem a certidão de nascimento do cônjuge, usando outro documento?

Olá, boa noite!
O direito a solicitar a nacionalidade portuguesa existe se um dos ascendentes for português, correto? Meus avós maternos são portugueses, vieram crianças para o Brasil e aqui se casaram e tiveram 4 filhos. Dei início ao processo no Consulado de Portugal solicitando a transcrição de casamento e óbito de ambos. Porém me devolveram o processo pois nada foi localizado em nome de minha avó em Portugal. Apenas localizei o assento de nascimento de meu avô. Desta forma minha mãe tem o direito, já que o pai é português e temos seu documento? Porém, sem o assento de nascimento ou batismo da minha avó não podemos dar andamento ao processo. É isso mesmo? Não há outro documento emitido no Brasil que possa ser usado? Temos as certidões de casamento e óbito de ambos (apostilhadas) e encontramos no Family Search o cartão de estrangeiro emitido pela Secretaria de Segurança Delegacia de Estrangeiros. Qualquer orientação é muito bem vinda ! Muito obrigada!

Comentários

  • editado March 2018
    @ECSS...Esqueça o consulado.Para atribuir sua mãe ,antes vc precisa transcrever o casamento dos avós e para fazer essa transcriçao de casamento vc precisa do assento de nascimento de ambos os avós e mais a certidão de casamento.Depois de feita a transcriçao , vc da entrada no processo para atribuir sua mãe utilizando apenas o assento de nascimento do seu avô.O óbito tb não é preciso transcrever.
  • ECSSECSS Member
    Ola Vlad Pen, bom dia!
    Muito obrigada pela pronta resposta. o problema é não localizar o assento de nascimento de minha avó. O Consulado não localizou e eu venho fazendo várias pesquisas nas conservatórias e arquivos distritais mas ainda não localizei. Recebi uma orientação com indicação de um local pra busca em outra discussão. Vamos ver se encontro! Obrigada!
    Elisabete
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.