Registro de nascimento no Brasil de 1885 - REALIZANDO O SONHO DA MINHA AVO DE 97 ANOS

Procuro certidao de nascimento da minha bisavo.

Algumas semanas atras postei uma discussao em que estava tentando realizar o sonho da minha avo de 97 anos de conseguir a nacionalidade Portuguesa.
Lendo livro por livro consegui achar o registro de batismo do pai Portugues dela. Mas agora preciso achar o registro brasileiro de nascimento da minha bisavo para conseguir fazer a atualizacao do estado civil e assim depois entrar com o pedido de nacionalidade Portuguesa pra minha avo.

Nome de casada: Filomena Nunes Souza
Nome de solteira: Filomena Nunes
Data de nascimento: 7 de Fevereiro de 1885
Local de nascimento: Pial, Municipio de Rio Novo estado de Minas Gerais, Brasil (isso e o que consta na certidao de casamento dela)
Nome do Pai: Antonio de Paula Nunes
Nome da Mae: Constanca Nunes (Constanca com c cidilha)

@marizaguerra - vc e fera! Pode me ajudar com essa?

Comentários

• @prigarcia
    Antes de qualquer coisa: O bisavô português foi declarante do nascimento de sua avó?

Se positivo vc não precisará encontrar o registro da bisavó brasileira para a transcrição de casamento se enviar o processo para o ACP - em Portugal.

Há uma grande chance de sua bisavó não ter sido registrada civilmente, pois a lei do registro civil passou a vigorar a partir de1888 mesmo assim nas grandes cidade. No interior do país foi mais tarde ainda.
  • @marizaguerra

muito obrigada pela resposta mais uma vez.

Sim.... meu bisavo portugues for declarante do nascimento da minha avo. Isso consta na certidao de nascimento e casamento dela.

Quando eu liguei pro consulado eles informarao que TODOS os documentos da lista tinham que serem fornecidos e que se nao fossem fornecidos nao poderia dar a entrada no pedido. Vou ligar de novo e verificar essa informacao ja informando sobre o registro civil entrando em vigor em 1888. Obrigada por essa informacao!

So pra eu ter certeza que a informacao que estou recebendo esta correta:
    Eles me informaram que terei que fazer 3 agendamentos iniciais.
    1- transcriacao de casamento do meu bisvo e minha bisavo
    2 - transcricao de obito do meu bisavo
    3- pedido de nacionalidade da minha avo

Isso faz sentido?

Depois que ela conseguir a cidadadia Portuguesa tenho que fazer mais dois agendamentos.
    1- transcriacao de casamento da minha avo com meu avo (para ajustar a situacao civil dela)
    2- comunicado de obito do meu avo (que nao era Portugues)

Muito obragada por toda a ajuda.
  • edited March 13
    Não faça por Consulado!! Demora muito mais que mandando diretamente pra uma Conservatória em Portugal via Correios/DHL/Fedex. E fazendo diretamente, com as informações que você deu, você só precisa fazer o passo 3!!
    Veja o tópico de ACP: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • Depois que ela tiver a nacionalidade, você pode transcrever o casamento dela e os descendentes também poderão pedir a nacionalidade. (sua mãe/ seu pai, o que for descendente dela) Num outro passo, depois que sua mãe/seu pai tiver, você pode pedir.
  • @prigarcia

Os Consulados exigem mais documentos que as Conservatórias em Portugal. Estou sugerindo que envie o pedido de nacionalidade de sua avó ao Arquivo Central do Porto. Sendo que exigem prova de vida a qual pode ser feita no cartório ou Consulado que é de graça.
  • edited March 14
    @marizaguerra
    @jhmelman

Muito obrigada pelas respostas. Vou dar uma boa pesquisada nessa opção porque isso não estava nem no meu radar. Se tiver alguma pergunta volto aqui. ;-)

Realmente o processo do consulado esta me parecendo bem longo. Tenho que atualizar a situação civil dos meus bisavós, registrar o óbito do meu bisavô e somente depois dar a entrada na nacionalidade da minha avo. O processo de nacionalidade pelo consulado esta demorando por volta de 6 meses.

Vcs tem alguma ideia de quanto tempo demoraria esse processo se eu der entrada pelo ACP?
    Li os links que vcs me mandaram, mas tem algum website especifico pra eu dar uma olhada no assunto?

Obrigada e boa noite!
  • @prigarcia
    Só a nacionalidade pelo consulado tem demorado mais de 1 ano. Todos os consulados mandam pra CRCentrais em Lisboa. Aqui no fórum há um tópico sobre consulaods http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos/p19 e CRCentrais http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3112/crc-lisboa-processos#latest..
    Essee 6 meses de previsão pelo consulado estão pra lá de otimistas... E isso contando que tenha agenda aberta para atendimento desse tipo de serviço. (no do RJ, por exemplo, é difícil conseguir vaga). Ter que esperar esses outros procedimentos (transcrição de casamento e de óbito atrasaria ainda mais o trâmite. Não sei quanto tempo tem demorado, nem se o tempo de espera varia de consulado pra consulado, mas qualquer demora só lhe prejudica. Sem falar que há custos que de outra forma seriam desnecessários (obtenção da certidão da sua bisavó), taxas para a transcrição, obtenção da certidão de óbito do seu bisavô, apostilamento desses documentos....

Nesse link que eu passei acima sobre o ACP há uma tabela em que os participantes fazem um acompanhamento de prazos. Há casos de documentos enviados em janeiro e já encerrados., Há casos que demora um pouco mais, então digamos que de 3 a 6 meses seria o prazo em uma Conservatória. (Mas no seu caso concreto, você está restrita a ACP e VNG, que aceitam sem necessidade de transcrição de casamentos quando o pai é o português, declarantes antes de 1 ano e casado com não-portuguesa). (ACP tem sido a mais rápida pra atribuições ultimamente, então isso não chega a ser um problema)

Website específico, apenas o do IRN, que lista os casos em que é possível pedir nacionalidade e tem os formulários: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/ (Mas não tem os macetes que você encontra aqui!)

O melhor caminho é ir pesquisando nos tópicos aqui do fórum, aqui tem as dicas e o pessoal sempre dá uma ajuda em qualquer dúvida. Às vezes é meio confuso entender de início, alguns tópicos tem mais de 600 páginas, mas não é necessário ler tudo. As últimas páginas já vão mostrar bastante informação, até porque sempre tem alguém perguntando alguma coisa.

Para pedir a nacionalidade da sua avó, você vai precisar:
    - Cópia em papel certificada do assento de nascimento/baptismo do seu bisavô (que acho até que você já pediu ao Arquivo Distrital);
    - Certidão de nascimento reprográfica (fazem cópia da página do livro onde está o assento) da sua avó, apostlada (o próprio cartório que emite a certidão deve poder apostilar, pergunte quando fizer o pedido);
    - Formulário 1c preenchido: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
    - Cópia autenticada de documento de identificação da sua avó emitido há menos de 10 anos (não sei dizer com certeza se precisa apostilar) (pode ser passaporte do modelo novo, em que consta a filiação)
    - Vale postal de 175 euros:http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao

Remete tudo via Correios (EMS - cerca de 150 reais, até 11 dias úteis) ou courier (DHL, Fedex, etc - cerca de 250 reais, permite seguro de até 1000 reais, 2 a 3 dias úteis) e depois é só acompanhar o andamento.

E qualquer dúvida adicional, pergunte aqui ou nos tópicos! (Para tudo que você imaginar há topicos - emissão de vale, envio por ems, por DHL, etc)
  • @jhmelman

Muito obrigada por toda a informacao e as dicas.
    Ja dei uma boa lida ontem a noite e agora vou ter as informacoes que vc me passou.

Eu sou do tipo de corro atras mesmo e vou ate achar. ;-) Para achar o registro do meu bisavo fui livro por livro e pagina por pagina ate encontrar.

Essa sua ajuda nao vai ser em vao.
    Te agradeco muito. Minha avo esta super empolgada com o processo e todos os dias pergunta quais sao as novidades do dia (porque desde que eu eu comecei a olhar isso a poucas semanas atras todos os dias tenho novidades pra contar pra ela).

Vou pesquisar os forums.

Obrigada!
  • @marizaguerra

Vc mencionou acima um documento de Prova de Vida. Vc poderia por favor me passar mais informacoes sobre isso?

Liguei no Consulado hoje e eles me informaram que Prova de Vida so se da pra aposentadoria. Disseram que para o processo de nacionalidade o que eles fazem e Reconhecimento Presencial de Assinatura mas que eu teria que mandar o meu processo pra Conservatoria e esperar eles me pedirem isso. So depois de pedir eles me enviariam um documento que eu tenho que levar ao Consulado para ser assinado. E isso mesmo?

Tem alguma outra maneira de fazer isso?

Como ela tem 97 anos acho que seria importante enviar esse documento junto com o processo.
    Ela esta super bem de saude e conseguiria sim ir ao Consulado ou a um Cartorio.

Obrigada!
  • @prigarcia

Então faça em um cartório, existem diversos modelos na internet.
  • @marizaguerra

Vou buscar entao. Muito obrigada!
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.