VALE POSTAL INTERNACIONAL SUSPENSO TEMPORARIAMENTE EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL - MARÇO/2018

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Comentários

  • @Mtrin,
    Agradeço,

    Mas agora nos resta esperar e torcer que tudo se resolva da melhor forma e o mais breve possível.

    Recordo-me de informar a suspensão por tempo indeterminado a partir de 09 de março e havia algo relacionado a recebimento de outros países mas fiquei meio sem reação com a notícia que a ficha não tinha caído. Até pedia se podia tirar a foto para poder ler com calma depois mas como era uma comunicação interna, entendi que não seria possível.

    Descontraindo para relaxar: A suspensão de emissão de vale postal deve ter sido por pedido do IRN por não estarem dando conta e parar um pouco de enviarem os processos. (rs)
  • Pessoal,
    algumas agências me informaram que a ordem veio da Receita Federal e nada tem a ver com o sistema (que se tivesse, seria não uma simples manutenção, mas uma melhor abrangência, para o controle de evasão de dinheiro).

    Outra agência não quis falar muito sobre isso e somente alegou ser uma questão de.logistica e ordens superiores, a nível nacional.

    Seja como for, o jeito, para quem precisa fazer o vale é esperar mesmo.

    As outras maneiras de se contornar isso são:

    - cheque bancário (para contas portuguesas)

    - vale postal nacional, emitido no CTT (neste caso, o emitente será outro). Não é necessária a impressão do vale, basta colocar o número do mesmo junto aos.documentos - no 1C, por exemplo, ou numa folha separada, em branco, escrito número do vale.postal

    - vale postal emitido por outro país, onde se tenha conhecido (usar o mesmo procedimento acima, do CTT)

    - pagamento em euros (diretamente nas conservatorias, quem puder)

    - pagamento pela plataforma de cartão, disponibilizada pelo IRN. Esta opção é a pior, pois o processo vai para Lisboa, onde tudo é super mais lento.

    Vamos torcer para que isso se resolva bem rápido.

    Essa situação já ocorreu há tempos, se não me engano. Não podem parar este serviço de vez. Vamos pensar nos estudantes que precisam receber do Brasil, a verba para se manterem. Como fazer, se não pode mandar vale postal, e não têm conta bancária?

    Acho que é questão de tempo.
  • editado March 2018
    Bom Dia...

    Penso que essa seria uma ótima oportunidade para que as instituições envolvidas encontrassem uma solução definitiva para essa questão...
    Assim acabaria essa novela de ficar garimpando qual agência faz VP...Qual não faz VP...etc...

    Como eu mencionei alguns meses atrás...Que se crie uma terceira modalidade de envio de Vale Postal com finalidade específica para esses fins...

    Assim...Além de *Manutenção de Estudante* e *Manutenção de Residente* ...Teríamos algo que contemplasse o pagamento de serviços até um valor pré determinado por essas mesmas instituições...(R$ 1.000,00 Por exemplo)...

    Sonhar não custa nada não é mesmo... : )

    Bom final de semana a todos...!!!
  • Aff que tristeza! Graças a Deus que fiz o meu VP antes dessa decisão! Vou pesquisar sobre isso tb!
  • editado March 2018
    @Nilton Hessel
    Assim já funciona nos serviços de remessa online... Tem uma finalidade "pequenas compras via internet" que não é exatamente o caso, mas já resolveria o caso...
    Mas no VP nunca teve essa opção...
  • @Marcia, no caso do vale postal nacional, emitido no CTT pode ser feito em nome de terceiros e nao quem esta criando o processo? Teria algum problema quando a CRC checar o pagamento?

  • @Portugal_travel,
    CTT só faz o vale, mediante apresentação do número do NIF.
    Logo, não tem como fazer pelo requerente de processos de nacionalidade.

    As conservatórias não gostam que os vales sejam feitos em nome de terceiros, pq fica mais difícil atrelar aquele pagamento ao serviço prestado, mas não tem outro jeito. Basta enviar o número do vale, junto com os documentos, alegando servir para aquela finalidade.
  • @VLAD EL,
    não sabemos se partiu dos correios ou da Receita, portanto não vamos nos precipitar.
  • Solange4Solange4 Member
    editado March 2018
    Teve uma mudança no imposto para envio de dinheiro ao exterior.
    Talvez por isso a receita mandou suspender pra aumentar imposto...
  • editado March 2018
    Muito cuidado com o pagamento por cheques, galera!!! O IRN aceita apenas cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP.

    Trocando em miúdos, essas modalidades de cheques contam com garantia de fundos, os quais são retidos da conta do emissor no momento em que o cheque é preenchido, e não quando ele é apresentado pelo beneficiário, o que acontece normalmente. Pra emitir esses cheques é imperativo comparecer a uma agência bancária portuguesa, onde o cheque normal será visado ou emitido, no caso do bancário.

    Eu possuo conta corrente em Portugal (Millennium BCP) e uma vez tentei pagar por cheque, acabei desistindo pois ficou claro que não seria possível fazer daqui do Brasil.
  • Tem razão, @Ulisses Carneiro,
    são cheques visados. Ou seja, o banco tem que certificar que a conta tem saldo suficiente para pagar o cheque no momento em que é preenchido, na própria agência.
  • Eu entendi que visado é um que você preenche e assina, leva ao banco, eles abonam a assinatura e "reservam" o valor do cheque; e que o bancário é um cheque que você indica um beneficiário e o banco/agência/sucursal emite um cheque do banco em favor desse beneficiário, já transferindo o dinheiro para uma conta interna do banco (como um cheque "administrativo"/cheque orpag aqui no Brasil. Não é assim que funciona não?
  • É isso mesmo @jhmelman. Em essência, ambos são cheques com garantia de fundos. A diferença básica é que o visado é um cheque "normal" que se leva ao banco pra visar, que na prática é um carimbo apostado sobre o cheque. E o bancário é um cheque impresso (preenchido) e autenticado pelo próprio banco, a pedido do correntista. Em ambos o valor é travado da conta no ato da emissão, ou do visto, conforme o caso. Ocorre que, pelo menos no Millennium, não há como fazer isso na sucursal do Rio de Janeiro e nem por telefone, Internet ou qualquer outro meio remoto. Apenas presencialmente, numa agência em Portugal.
  • O Millenium no Brasil não funciona como agências bancárias. São mais como escritórios representativos, não faz transações bancárias.
  • Pessoal, também tive a informação, de um funcionário dos Correios que está suspenso, mas a previdência retorno é próxima.
  • @phpcbio,
    também acredito que retorne nos próximos dias.
  • @Ulisses Carneiro
    Tem muito tempo que você tentou? Eu vi recentemente uma opção de carta-cheque, que perguntava o valor, opção de entrega CTT, morada e mensagem.... Mas não cheguei a testar, seria pra minha transcrição de casamento, ainda não saiu minha nacionalidade...
  • Obrigado @Marcia, pela sua atencao. Vou tentar fazer via terceiro o VP e ver o que acontence.
  • @Portugal_travel,
    triste em todos os sentidos, meu amigo.

    Isso complica bastante a situação. Temos que aguardar.
  • Há alguns anos, quando comecei a pedir certidões etc, uma conservadora me passou dados bancários da conservatória pra eu fazer uma transferência. Eram dados swift e iban. Eu não entendi como funcionava e optei pelo VP.
    Talvez essa seja uma alternativa no momento.
  • @matheus pereira, com IBAN da pra enviar via transferwise, e da pra enviar de modo a sair o nome no extrato quando entra o valor na conta de destino
  • Hoje os Correios entraram em greve por tempo indeterminado.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/funcionarios-dos-correios-entram-em-greve-a-partir-desta-segunda-feira.shtml


    Também pensei na possibilidade do cheque. Até liguei para o escritório do BCP MIllenium no Rio para a abertura de conta. Perguntei até a questão da emissão de cheques, onde disseram que poderia requerer o talão e seria enviado para o Brasil ou retirar nos caixas eletrônicos.

    Mas lendo agora, estou vendo essa questão do cheque visado que é como o nosso cheque administrativo aqui, onde já verifica o valor e reserva já a quantia para o pagamento. Sem risco do cheque retornar sem fundos. E isso só é feito na agência em Portugal já que aqui no Rio e em SP são apenas escritórios de representação.
  • No dia 07/03 eu consegui enviar um vale postal para Ponta Delgada para a transcrição do casamento de meus pais. Foi no correio da Vila Arens, em Jundiaí-SP.
  • editado March 2018
    @Fabiano
    Entre em contato com a sua sucursal e pergunte. Ou, se quiser tentar, acesse o homebanking, Contas->Cheques->Emitir Carta-Cheque (https://imgur.com/hitH44b)
    E preencher o formulário. (https://imgur.com/VZBUuxb)
    Apenas uma ressalva: Eu ainda não testei o procedimento, não sei se funciona ou não. Tudo indica o que parece ser o caminho. Só ainda não testei porque não saiu a minha nacionalidade portuguesa, para a qual já enviei os emolumentos via Vale Postal. Atente também para o valor, segundo o preçário, há cobrança de tarifa de uso indevido de cheques para cheques abaixo de 150euros (não sei se cobram também em caso de cheque bancário)

    Abaixo, o diálogo que tive com a sucursal:
    A pergunta
    Em breve terei que fazer um pagamento ao IRN, IP e eles me apresentam duas possibilidade de pagamento. Uma é a remessa de um Vale-Postal daqui do Brasil e outra é por meio de "cheques visados ou bancários, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP" (infelizmente não aceitam multibanco nem transferência bancária). Ao acessar minha conta via internet, vi uma opção chamada "carta-cheque", não sei ao certo se isso atenderia às minhas necessidades, e por isso lhe escrevo.

    Segundo entendi, seria expedido um cheque bancário e ele poderia ser remetido via CTT ao beneficiário para a morada que eu indicar, junto com uma carta na qual eu poderia incluir uma mensagem, e o custo seria o do cheque bancário (14,42-+selo), o da carta-cheque (1,-+IVA) e o porte de correio (0,55 azul ou 1,75 registado). (o cheque será acima de EUR 150)

    Estão corretos estes entendimentos (do processo em si e dos custos)? Caso não estejam, como seria possível enviar um cheque bancário a um beneficiário em Portugal e quais seriam os custos? Estou a estudar as possibilidades para este pagamento para decidir como fazê-lo."


    E a resposta:
    "Bom dia,
    (....) [outros assuntos de minha conta]
    É possível sim, emitir carta cheque, conforme descreveu. Se tiver alguma duvida no momento da subscrição, agradeço que contate a Linha de Apoio ao Site, nº 351210052424.
    Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional."


    In summa, tudo indica que é possível, mas como disse acima, nunca testei...
  • @jhmelman,
    Interessante.
    Tudo indica ser possível, mas seria bom verificar. Talvez seja viável através de contato direto com a agência bancária em Portugal (qdo abrimos a conta, existe a opção para escolha da agência a qual nos associaremos).

    Se a permanência dessa situação com os correios por longo prazo, é uma ótima saída, se for mesmo possível.

    Para o caso do @Fabiano, que ainda vai abrir a conta, tem que fazer o agendamento (e estavam agendando com 2 semanas de diferença, se me lembro bem). E ainda fazer a transferência. Pelo Transferwise, transferindo-se 850reais, a taxa é de 24reais, e o valor creditado 206,19euros. Junto com as taxas que vc colocou, seria, a grosso modo em euros: 6 (transferwise) + 14,42 + selo + 1 + IVA + 1,75. Parece ser atrativo, principalmente porque a cotação do euro no Transferwise não é tão alta (agora está 4,01214) (não lembro qual foi a última disponibilizada pelos correios).

    @Fabiano, lembro também que a conta no Millenium está sujeita a pagamento de taxa de manutenção. Logo, abrindo-a somente para este fim, deve ver o que te convém depois, ok?
  • @Marcia
    Eu mesmo estou louco para verificar, mas a 3aCRC ainda não me deixa, hehe
    As taxas a princípio seriam essas para atribuição, aquisição e outros procedimentos.
    No preçário do MillenniumBCP tem essa tal tarifa de uso indevido que é aplicada sobre cheques de valor igual ou inferior a 150 euros. A tarifa é de 35 euros. Só realmente não tenho certeza se ela vale também para cheques bancários ou se só para comuns. (https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Articles/Documents/precario/SECCAO_04.pdf) (4.2-Outros-2)
  • Obrigada, @jhmelman.
    Vou também tentar descobrir.
  • Atenção! Carta-Cheque não serve para pagamento! Eu já tentei isso, sem sucesso... Em contato com a conservatória (CRC Centrais, Lisboa) foi esclarecido de que esta não é uma modalidade de pagamento válida. Veja o e-mail:

    ---------- Forwarded message ----------
    From: CRCentrais - Contabilidade
    Date: 2018-01-30 6:56 GMT-02:00
    Subject: RE: Pagamento por Carta-Cheque
    To: Ulisses Carneiro

    Exmo Senhor

    Atualmente, e atento o disposto nos arts. 4º e 7º do Decreto-Lei n.º 201/2015, de 17 de Setembro, que aprovou o modelo de contabilidade dos serviços de registo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., são admitidos apenas cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP.

    Permita-me que alerte para que não é admitida qualquer outra modalidade de cheque para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP;

    Com os melhores cumprimentos

    A oficial, Ana Isabel Ruivo

    De: Ulisses Carneiro [mailto:ulissestv@gmail.com]
    Enviada: terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 02:16
    Para: CRCentrais - Contabilidade
    Assunto: Pagamento por Carta-Cheque

    Boa noite,

    Estou em vias de remeter por correio um requerimento para atribuição de nacionalidade Art 1.D. Possuo conta de depósito à ordem junto ao BCP, a qual permite a emissão de Carta-Cheque.

    Esta é uma modalidade de cheque bancário válida para o pagamento de emolumentos a esta conservatória?

    Atenciosamente,
    Ulisses Carneiro
  • Essa é uma boa opção que o @jhmelman mencionou.

    @Marcia já tinha interesse em abrir a conta após a obtenção da nacionalidade mas de acordo com a circunstância, vou acabar me antecipando se não houver outra alternativa.

    Liguei na sexta-feira passada e me passaram os documentos e não mencionaram nada quanto agendamento para abertura. ( Mas caso seja necessário esse agendamento e esteja em 2 semanas, pode ser que até lá as coisas nos Correios melhorem.)

    @jhmelman de qualquer forma o valor será superior aos 150 euros.

    O Millenium tem o ActivoBank que não tem custas mas só abrindo diretamente lá em Portugal

    https://www.activobank.pt/
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