Transcriçao de casamentos no Brasil podem ser feitos em Portugal

Olá... Tenho a cidadania portuguesa e sou casado pela segunda vez no Brasil. Terei que transcrever os dois casamentos e o divorcio correto? Poderia fazer esse procedimento em Portugal? Quais os custos das transcrições e do divórcio se puder serem feitos em Portugal?

Comentários

  • @Godinho as duas transcrições vc pode fazer em Portugal enviando documentos do Brasil. A homologação do divórcio e feita através de um advogado em Portugal. As transcrições são 120€ cada uma.A homologação do divórcio depende de cada advogado.
  • Obrigado pelos esclarecimentos. Vc poderia me dizer quais os documentos solicitados para as transcrições em Portugal?
  • editado March 2018
    @Godinho

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    Obs: vc só pode fazer a transcrição do segundo casamento depois de homologar o divórcio.
  • No intuito de agilizar, ao invés da transcrição dos casamentos, minha mulher poderia morar em Portugal com o visto D7, uma vez que é aposentada? Evitaria a burocracia e o gasto com as transcrições. Isso é possivel?
  • Já ouvi falar (mas sem exemplos concretos) de gente que pensa em fazer isso para também usufruir de alguns benefícios fiscais que são oferecidos nos primeiros anos.
  • Boa tarde!
    Alguém saberia me dizer se é possível fazer a transcrição de um casamento em Portugal, presencialmente, em pouco tempo? Alguém sabe quanto tempo leva? Quais lugares fazem (estarei em Lisboa)?
    Obrigada!!
  • @Gabi..pode ser feito na 4 CRC do Porto..Se for ficar só na região de Lisboa, Tente em Almada.
  • Obrigada @Vlad Pen! E se eu fosse enviar os documentos por correio, qual local vcs indicam? Ponta Delgada ou Tondela (ou outro)? Vocês sabem quanto tempo tem demorado por correio?
    Obrigada!!
  • @GabiSerotonina Envie para Ponta Delgada. o processo demora 20 dias mais o tempo de 25 dias para o assento chegar na sua residência.
  • Olá, acabei de concluir o processo de nacionalidade de minha avó. agora, para seguirmos para minha mãe devemos fazer a transcrição de casamento. Posso fazer por Ponta Delgada mesmo que o processo de nacionalidade tenha sido pelo Arquivo Central do Porto? É necessária assinatura do consulado no requerimento ou posso autenticar em cartório? Como faço para apostilhar os documentos?
    Agradeço muito se alguém puder responder essas questões!
  • @Luiza Cilene,

    A transcrição pode ser feita em PD
    A assinatura pode ser reconhecida no Consulado ou no Cartório, vc quem decide.
    O apostilamento é feito em alguns Cartório de Registro Civil, portanto vc deve pesquisar na sua região.
  • Boa tarde!
    O processo de nacionalidade do meu esposo foi concluído agora no dia 13/03 e estamos aguardando a certidão dele chegar por Correios.
    Por favor, qual a documentação necessária para fazermos a Transcrição do nosso casamento?
    E se fizermos em Portugal, seriam os mesmos?

    Att,
  • editado March 2018
    Boa tarde @vladPen

    Muito obrigada pelas informações!
    Então não é preciso solicitar a "cópia reprográfica" das certidões? Somente fazer de "inteiro teor e apostilhada"?

    Provavelmente faremos a Transcrição em Portugal.


    Att,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.