Assinatura a rogo/procuração

Bom dia!
Estou fazendo a documentação de cidadania de minha avó, viúva... Ela já não consegue mais assinar, li aqui mesmo no fórum que tenho que fazer uma assinatura a rogo, mais o cartório aqui não sabe bem como fazer, nunca fizeram documentos pra cidadania, alguém pode me ajudar com um passo a passo, o formulário 1c é diferente? Além do formulário 1c preciso de mais algum documento?
Obrigado!

Comentários

  • Bom dia pessoal,

    Também gostaria de saber sobre qual procuração mandar, pois estou fazendo para uma tia bem idosa, e o funcionário do cartório disse que procuração a rogo é apenas a assinatura de quem vai ficar responsável por assinar no lugar dela, mas que a procuração tem que ter quais são os poderes em específicos, porque no cartório há modelos para imóveis, inventários, mas não para efeito de cidadania.
    Já vi aqui em algum tópico que não me recordo qual, um modelo para aquisição. Nesse caso, pode haver alguma alteração nesse modelo, da palavra "aquisição" para "atribuição"? Ou tem algum modelo que seja exatamente para atribuição?
  • Eu fiz esse modelo de procuração https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-procuracao-2-19010/downloadFile/file/procura3.pdf?nocache=1200046071.6
    Para atribuição de minha avó. Como ela não assina, fomos no cartório eu, ela e meu pai. Levei esse texto pronto, a moça do cartório revisou e redigitou colocando os dados do meu pai também, que assinou a rogo pela minha avó e passou os poderes de requisição da cidadania para mim. Foi bem tranquilo, depois só apostilei a procuração e enviei junto no processo dela. Como eu era a procuradora, eu que assinei o formulário 1C requisitando a cidadania dela, que já foi aprovada.
  • @Gabriela Kraemer,
    Vc disse que a moça do cartório revisou e redigitou com os dados do seu pai, mas na palavra AQUISIÇÃO ela redigitou ATRIBUIÇÃO ? ou vc manteve esse detalhe original?
    Essa é a única coisa que está impedindo que eu faça isso logo, não sei se pode modificar essa palavra que já está impressa.
  • @Gabrielakraemer.... Para onde você enviou o processo dela? Precisou de prova de vida?
    Pois me falaram que a pessoa que vai se tornar portuguesa precisa querer isso. E que eu não conseguiria assinar pela minha avó. Ela tem alzheimer e já não assina mais.
  • editado August 2019
    @suzie mantive o texto todo original. Mas creio que isso não deve dar diferença.

    @Mariturina mandei para acp com a prova de vida sim. Ela tem 83 anos e é cadeirante, era meio difícil levar ela lá mas achei que sem a prova de vida não ia conseguir então demos um jeito e fomos no cartório de sp onde eles já tinham um texto padrão de prova de vida e no campo que minha vó deveria assinar colocaram um carimbo de “impossibilidade permanente” igual está no rg dela.
    A minha avó não assina mais por ter diabetes e a visão dela já estar prejudicada, mas está lúcida. No caso de Alzheimer teria que ver com o cartório se seria possível fazer a procuração.

  • @Gabriela Kraemer estou em uma situação parecida com a sua, saberia me informar qual é o estilo da prova de vida ??????

  • @mateusmalvezzir, a prova de vida é feita no consulado de Portugal, eles tem o modelo do documento.

  • editado July 2020

    @mateusmalvezzir

    Se quiser somente ver os modelos, basta escrever "formulários" na caixa de busca do IRN, e ele te leva aqui: "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.