Certidão nascimento avó 1938 - RJ

Boa tarde, pessoal!

Não sei mais onde achar...
Tenho a certidão de casamento da minha avó e seu RG, preciso da certidão de nascimento.
Fui ao Arquivo Nacional e não encontraram nada na hora. Pedi que fizessem uma pesquisa e também não encontraram. Paguei ao Certidão Rápida para fazer buscas em vários cartórios e nada.
Fiz uma pesquisa no DOCJUD (http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php) e no SIAN (onde podemos ver os livros digitalizados, http://sian.an.gov.br/ ) e também nada.
A minha tia avó é um ano mais velha que a minha avó e no DOCJUD encontrei sem problemas o registro dela. De acordo com a minha vó, o registro dela foi no mesmo cartório, pois eles não haviam se mudado nesse um ano nem nada...
Aproveitando as referências que encontrei no DOCJUD, tentei olhar no SIAN pelas mesmas freguesias e em freguesias diferentes... mas pela mesma época (final de outubro de 38) até um pouco mais a frente (fevereiro de 39), já que minha tia avó havia sido registrada apenas 2 dias após seu nascimento e acredito que meu bisavô tenha feito o mesmo com minha avó.

O RG da minha avó é do IFP e tem apenas a numeração (não tem informação livro nem nada pois o RG dela é o primeiro que ela tirou!)
Liguei para o DETRAN ontem questionando o que aconteceria se tirasse uma segunda via do RG e eles disseram que como não tenho a certidão de nascimento, não viria com nenhuma informação e que poderia tirar a segunda via apenas com a certidão de casamento (o que não me interessa).

Preciso de uma luz! Alguma sugestão?

Nome: Neuza Nascimento Guimarães (Neuza Pinho Nascimento, nome de solteira)
Nome do pai: Francisco Nascimento (brasileiro)
Nome da mãe: Alzira Pinho Nascimento (portuguesa)
Data de nascimento: 18/10/1938
E o provável cartório, a época, era a 7 Pretoria Civel Freguesia de Inhaúma (mesmo endereço da 11 Circunscrição hoje)

Comentários

  • Você poderia pedir o desarquivamento do dossiê do IFP e/ou dos proclamas de casamento junto ao cartório que ela casou. Nem sempre vai dar resultado, mas é possível que consiga alguma coisa.
    O 11RCPN disse que não encontrou nada com os dados dela?
  • @jhmelman hoje consegui a data do casamento da minha avó! Enviei um email para o 11 RCPN informando essa data para saber como proceder com o desarquivamento...

    Mas descobri que vou ter outro grande problema: conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô de Recife .... pois vou precisar da transcrição do casamento deles,,,

    Aliás, preciso saber se por acaso minha bisavó não transcreveu o casamento dela quando estava viva... tenho como saber isso diretamente com Paços Ferreira?
  • editado March 2018
    Você já tem a certidão da sua bisavó? Se tiver alguma anotação na margem de casamento, é sinal de que já está transcrito.
    Sobre a certidão do seu bisavô, te respondi no outro tópico.
  • Tem alguns carimbos que não consigo entender direito... pelo que devo procurar na imagem?
  • Algo na margem que diga algo como "Casou-se em xx/yy/zzzz na cidade ..... Brasil, com ...."
  • Não tem... =/ mas falei com meu tio e ele acha q pode ter sido feito ate mesmo no consulado porque existia uma pendencia juridica em Portugal que eles precisavam da assinatura do meu bisavô pra liberar alguma coisa la.... isso nao indicaria que eles sabiam em Portugal que minha bisavó era casada?
  • editado March 2018
    Não tenho 100% de certeza se é o caminho certo, mas não custa tentar. Envie as informações da sua bisavó (nome, data e local de nascimento, filiação) para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e pergunte pelo estado civil.
  • Enviei um e-mail com essas informações.
    =]
    Obrigada! Vamos aguardar.
  • Obrigada @Destefano !! Também acabei encontrando...aparentemente demoraram pra digitalizar mesmo!!

  • editado September 2023

    @Isabela Guimarães nesse caso não demoraram... Isso está há muitos anos, mais de 10 anos que está disponível. Eu postei em dezembro do ano passado... rsrs


    Em tempo: Mais de 10 anos, foi exagero meu

  • Pois eu procurava desde 2016 xD

  • editado September 2023

    @Isabela Guimarães e já estava lá nessa época... Na verdade, a digitalização começou em 2015... Como a certidão é de 1938, na 7ª Pretória, ela deve ter sido disponibilizada em 2018, no máximo... O trabalho todo, terminou em 2021. Foi um total de 17.448 livros-talões digitalizados, com aproximadamente 3,5 milhões de registros

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.