Procura de certidões de meus bisavós que emigraram para o Brasil em 1912

Olá,

Sou bisneto de portugueses que emigraram para o Brasil em 1912.
O seu filho José dos Santos - meu avó - na altura com 5/6 anos ficou na Ilha da Madeira, ao cuidado dos seus avós.
O meu avó permaneceu na Madeira onde acabou por casar e ter filhos e nunca se juntou aos seus pais.
Durante alguns anos ainda houve alguma troca de correspôndencia, mas com o tempo perdeu-se o contacto.
Tenho conhecimento de pelo menos uma tentativa posterior por parte de familiar, para tentar encontra-los, mas sem resultados.
Infelizmente não cheguei a conhecer o meu avó que faleceu antes de eu nascer, acredito que tenha falecido com o trauma de nunca ter tido a oportunidade de voltar a ver os seus pais.
Sinto que é uma missão minha procurar encontrar algumas respostas.

Após alguma pesquisa minha o melhor que consegui encontrar foi o resgisto da sua entrada no Brasil.
No vapor Avon no dia 22-Fev-2012 onde desembarcaram em Santos no Rio de Janeiro, procedentes do Funchal, ilha da Madeira - pagina 32.

Manoel dos Santos
Data nascimento : 1888-12-4
Lugar da nascimento: Tabua Ribeira Brava - Ilha da Madeira
Rosa da Incarnação
Data nascimento : 1892-29-10
Lugar da nascimento: Tabua Ribeira Brava - Ilha da Madeira

No entanto entanto o seu nome de minha bisavó seria "Rosa da Conceição".

Procuro certidões de óbito ou qualquer certidão que me permita continuar a obter mais informações sobre eles
e estou igualmente procurando informações de parentes.
Ficaria muito grato por qualquer apoio.

Cmps
SaSantos

Comentários

  • @ssantos

    O seu pedido é interessante. Estamos acostumados a procurar assentos de portugueses que emigraram e você deseja encontrar assentos brasileiros de imigrantes. Nas cartas não há referência do local onde se fixaram?
    O passaporte foi tirado com destino ao Rio de Janeiro. O Porto de Santos fica no Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro é uma cidade que dá nome a outro estado.
    Informe os nomes dos pais dos seus bisavós.
  • Obrigado Mariza.
    Se havia memória do local onde ele se fixaram, infelizmente perdeu-se essa informação. Não esquecer de que era muito comum nessa altura as pessoas serem analfabetas. O meu avó era analfabeto e só em adulto aprendeu a ler e a escrever, a minha mãe conta que nesses tempos havia na frequesia uma pessoa (letrada) a quem as pessoas recorriam para ler e escrever cartas. Pelo que dá logo para imaginar a dificuldade em comunicar com quem estivesse no estrangeiro.

    Eis o que consegui reunir:
    Rosa da Conceição
    Curiosamente encontrei a sua certidão de nascimento, mas como Rosa da Encarnação e não Rosa da Conceição.
    Data nascimento : 1892-04-24
    Pai: Manuel da Silva
    Mãe: Elisa da Encarnação
    Segundo a minha irmã que também já andou a tentar averiguar, pensamos que a Elisa tenha nascido no Rio de Janeiro - Rio das Flores, e tenha vindo ainda jovem para a Madeira. Também pude verificar que não existe certidão de nascimento da mesma, na freguesia da Tabua.


    Manoel dos Santos
    Como Manoel não encontrei nada, como seria de esperar, pois aqui em Portugal usa-se o Manuel.
    Penso que deve ser um destes registos, todos de 1888 e com o pai tendo sobrenome ou possível sobrenome Santos.

    Pai Mãe
    Francisco dos Santos Antónia dos Reis - Paróquia da Tabua 1888-06-11
    Incógnito Maria de Jesus - Paróquia da Tabua 1888-07-22
    Incógnito Constantina Joaquina Rosa - Paróquia da Tabua 1888-12-26
    José dos Santos Maria do Nascimento - Paróquia da Tabua 1888-05-20
    Manuel dos Santos Maria da Encarnação - Paróquia da Tabua 1888-07-15

    Limitei-me a procurar na freguesia da Tabua, pois não memória oral de serem pessoas nascidas fora desa freguesia.

    Cmps
    SaSantos

  • Estive a ver nos passaportes no arquivo regional da Ilha da Madeira e encontrei uma possível ligação a São Paulo.

    Requerentes Manuel da Silva
    Cônjuge Elisa da Encarnação
    Destino São Paulo-BRA
    Ano 1893
    Mês 2
    Caixa 100
    Num Processo 93
    Num Passaporte 173
    Data Baptismo None
    Pai Requerente João da Silva
    Mãe Requerente Maria dos Santos
    Pai Cônjuge None
    Mãe Cônjuge None
    Filhos None
    Obs A mulher é natural do Rio das Flores-Brasil.

    Infelizmente a memória oral deste facto não chegou a ao presente.
    Não sei se realmente teram embarcado, pois a terem viajado, a Rosa nesta data teria ficado na Madeira e teria menos de um ano de idade nesta data.

  • @ssantos

    Pesquise nos livros índices da cidade de Rio das Flores. Pode ser que a Rosa e o marido tenham vindo para a cidade materna. Em todo caso não conseguirá pesquisar o nascimento de Elisa pois não há livro disponível no período anterior a 1889.
    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5Q-PTG:113328901,113397601?cc=1582573
  • @Mariza

    Já procurei mas não encontrei nada de de relevante em Rio das Flores.
    Fora isso, estas foram as duas únicas pistas que encontrei:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QK7N-5T2S
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-9HDJ

    Como sugere prosseguir ?
    Obrigado
  • @ssantos

    Veja nos versos dos cartões. As datas parecem incompatíveis.
    Infelizmente os arquivos brasileiros não são indexados como os da Madeira. Se os seus bisavós se estabeleceram em alguma cidade do interior ficará mais difícil conseguir uma pista.
  • Eu achei o casamento da Rosa da Encarnação e João da Silva em 1906. Ela portuguesa de 16 anos filha de Manoel augusto da Silva barrada e Gracinda Rosa. Ele carioca de 29 anos filho de pedro Silva e Maria da conceição
  • @dbaiao

    Obrigado pela ajuda.
    Mas não é essa Rosa da Encarnação que procuro.
    A Rosa da Conceição que procuro foi casada com Manoel dos Santos.
    E emigrou de Portugal (Ilha da Madeira) em 1912 para o Brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.