Busca por certidão de casamento e nascimento nos anos de 1926 e 1928

Estou tentando encontrar, no Rio de Janeiro, quais os cartórios que registraram Casamento de meus avós em 1926 e Nascimento da minha mãe em 1928. Moro em outro Estado e não consigo contato com os cartórios e as respostas do site, são vagas e me sugerem pagar 150,00 para a 2a. via e caso não encontrem não há ressarcimento. Impossível fazer isso em todos os cartórios do Rio de Janeiro.
Se alguém puder me ajudar?
Agradeço.

Comentários

  • @suzy,
    procure no Arquivo Nacional.
  • suzysuzy Member
    @marcia,
    obrigada por me responder. Estou tentando fazer isso de Belo Horizonte. Entrei agora o no site e enviei um e-mail para lá pedindo orientação. Segunda feira vou ligar para lá. O ideal seria conhecer alguém que pudesse "rodar os possíveis cartórios" para fazer essa busca pessoalmente, sem me cobrar uma fortuna.
  • Entendo, @suzy.
    Tem razão. Se pensa em usar o cartorio24horas, que busca em todo o Brasil, o ideal é buscar infos pela internet e aqui mesmo no fórum sobre eles (lembro de ter visto alguém comentar). Não podemos alegar sobre preços e nem se são confiáveis.

    Porém, veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9932/alerta-sobre-site-cartorio24horas-com
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9406/alguem-ja-utilizou-o-site-https-certidaodeinteiroteor-com-br
  • @Suzy

    Informe os dados.
  • suzysuzy Member
    @Mariza Gerra
    Seguem os dados que consegui encontrar. Obs. Só tenho a data do casamento Religioso e preciso do civil no cartório. O religioso foi em 18/11/1926. Meu avô: Mário Silva, filho de Manoel Ferreira e Aurora da Silva, com minha avó: Leopoldina da Silva, filha de José Mendes e Maria Mendes. Ambos portugueses. Casaram na Paroquia Santo Cristo dos Milagres no Bairro Santo Cristo no RJ.
  • @Suzy

    Casamento de Mario e Leopoldina em 18/11/1926 - 2ª circunscrição: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-KZH7
  • @Suzy

    Poderá procurar o registro de sua mãe na mesma circunscrição, tem livros índices digitalizados no ano que você precisa: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6FQS-3LT?owc=9G53-GP8:113334201,120190503?cc=1582573&cc=1582573
  • suzysuzy Member
    @Mariza Guerra
    Obrigada pela ajuda. Vou procurar agora mesmo!
  • suzysuzy Member
    @Mariza
    Saberia me informar se o 2a. circunscrição atualmente é o cartorio da Graça Aranha 416? e que virou 3 RCPN? Estou perguntando porque por coincidência eu já estava tentando contato nesse cartório, que não atende telefone e pelo site, como também pelo e-mail cartorio@cartoriocentro.com.br, eles respondem mas não me informam o que eu preciso saber, que é , qual o valor para fazer uma busca para cada certidão. Eles me respondem com frases automáticas do site, que sugerem o pagamento para 2a. via das certidões que nem temos certeza que estão lá. Tá difícil, pois não conheço ninguém no Rio que possa me indicar um despachante, ou boy ou algúem que possa ir pessoalmente nesse cartório e pedir uma busca e depois de confirmado que as certidões estão lá, ai , sim, pedir a 2a. via.
  • @suzy

    Parece ser esse cartório mesmo. Faça o pedido aí saberemos.
    Nesse formulário você preenche com os dados da certidão de casamento:https://certidao.cartorionobrasil.com.br/?acao=geral&utm_source=cartorionobrasil&utm_medium=home&utm_campaign=iframe

    Casamento de Mario e Leopoldina em 18/11/1926 - 2ª circunscrição: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-KZH7

    Mas, você procurou a certidão de nascimento de sua mãe no link que te enviei? É melhor que vc atentamente faça a buscas, às vezes o funcionário do cartório não terá tempo para se dedicar.
  • @suzy o cartório é este mesmo (3ª RCPN da Capital – RJ), meus avós também moravam no Santo Cristo, e se casaram neste cartório em 1954.

    No meu caso, o valor da Certidão – ano de 1954 - (R$ 148,14) + valor do envio (se carta registrada, R$ 7,55 se SEDEX, verificar no site do Correios). O prazo para a digitação das certidões é de 5 (cinco) dias úteis mais 2 (dois) dias úteis para entrega aos Correios, a contar da data da confirmação do pagamento pelo setor financeiro.
    Caso precise fazer apostilamento, o valor é R$ 49,09 por documento.

    Sugiro que vc faça o reconhecimento de firma antes de apostilar, por mais que não seja obrigatório, custa barato, menos de R$10.
    Eles respondem por email, mas trabalham com muito mal humor por telefone e presencialmente também.
  • suzysuzy Member
    @leorjgj
    Para certidões com mais de 90 anos, que é o caso do casamento de meus avós, 1926, o custo de cada cartório gira em torno de 190,00. Caso a certidão não esteja nesse cartório, eles não devolvem a taxa paga, e com isso terei que sair pagando em vários cartórios... Se foram 10 buscas, serão 1.900,00. Isso é inviável. Por isso é que estou nesse sofrimento todo. Se eu pudesse pelo menos eliminar a busca em 3 cartórios?

    Além disso, acredito que tenho que localizar o cartório de nascimento da minha mãe para pedir uma nova certidão de Inteiro Teor. E o problema é que apesar dela estar viva, e possuir a certidão original,o cartório dela não existe mais, e cai no mesmo problema anterior.....

    Foi mais fácil achar a certidão da minha avó em Viseu, do que buscar no Rio de Janeiro.
  • suzysuzy Member
    @mariza
    Respondendo a sua pergunta a respeito da certidão de nascimento da minha mãe, eu não encontrei no link , mas eu tenho a certidão dela original. Ela é viva, Graças à Deus. Nasceu em 27/12/1928, Registro: 01 de janeiro de 1929 , Livro: 279, Folha: 116-7, na 5a. Pretória da Freguesia do Engenho Velho. O problema é que, para solicitar uma certidão de Inteiro Teor para apresentar no processo de atribuição de cidadania, vou precisar descobrir para onde essa certidão migrou.



  • leorjgjleorjgj Member
    editado March 2018
    @suzy,
    Veja este link:
    http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/

    Parece que foi migrado para o 3º RCPN que é no Centro do RJ.
    Quando havia feito lá uma solicitação pelo site da segunda via de casamento de 1954 eles me retornaram por email informando que haviam encontrado, quais eram os valores e fiz a transferência para o banco Itau deles e me retornaram por correios com o documento apostilado.
  • suzysuzy Member
    @Guilherme,
    Muito Obrigada. Não sei como você conseguiu descobrir. Eu acesso o Family Search e faço os filtros e não consigo.
    Vou solicitar ao cartório 8rcpn a certidão.
  • suzysuzy Member
    @leorjgj
    Vou solicitar a certidão de casamento de meus avós no 3. Rcpn. Obrigada.
  • suzysuzy Member
    @Guilherme,
    Vou te pedir mais uma ajuda.
    Estou tentando achar a certidao de nascimento do meu avô. Mario Silva, Filho de Aurora da Silva e Manoel Ferreira, nasceu em 12/09/1896 ou 1897, em Porto, São Martinho de Cedofeitas. Já pesquisei no site: http://nosportugueses.pt/pt/paroquiais/13/porto e não encontrei. No Family Search também não consegui. Enviei pedido de pesquisa para o arquivo distrital do porto e responderam muito rápido que não encontraram.
  • suzysuzy Member
    @Mariza Guerra
    Estou tentando achar a certidao de nascimento do meu avô. Mario Silva, Filho de Aurora da Silva e Manoel Ferreira, nasceu em 12/09/1895, distrito de Porto, concelho de Porto, Freguesia de Cedofeita. Ja vasculhei inúmeras páginas de um site do porto e não consigo encontrar. Se puder me dar alguma dica, agradeço.
  • @suzy
    O Arquivo respondeu rápido porque eles possuem livros índices. Qual o histórico da imigração? Tinha irmãos?
    Você já encontrou o assento de Leopoldina? Será preciso transcrever o casamento deles.
  • suzysuzy Member
    @Mariza Guerra
    Não temos nenhuma informação a respeito do meu avô. Ele veio sozinho para o Brasil, nunca comentou a respeito de família. Nem sabemos ao certo a data de nascimento dele. Minha mãe sempre comemorou no dia 12 de setembro, porém ela nunca soube o ano que ele nasceu. Com informações de certidão de óbito, estamos supondo que seja entre 1895 e 1896. Descobri que foi em Cedofeita, Porto, mas não consigo localizar a certidão.
  • suzysuzy Member
    @Mariza Guerra
    Nem sei ao certo se a certidão de nascimento dele é tão necessária, pois a certidão de minha avó Leopoldina já chegou de Viseu, pelo correio. Na página do consulado de MG, pede a certidão do progenitor (a) português, mas como ambos são portugueses, não sei se precisamos apresentar também a dele.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2018
    @suzy

    Será necessário fazer a transcrição de casamento, pois quando o casal português se casa fora do país é exigido atualizar o estado civil. E certamente o seu avô foi o declarante do registro de sua mãe.
  • suzysuzy Member
    Gostaria de agradecer todos que me deram dicas e me ajudaram. Encontrei todas as certidões que eu buscava no Rio de Janeiro. Só falta ainda a certidão do meu avô, em Cedofeita, Porto. Essa acho que vou desistir.
    Obrigada Pessoal!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.