Certidões de bisavô nascido em Oliveira de Frades em 1901

Boa tarde.

Estou a procura de informações sobre meu bisavô português. A única que consegui após diversas buscas é a do registro de casamento dele no Brasil (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LHS-RHK?i=159&cc=1582573).

Nome: Plinio João dos Santos
Nascimento: Villa Conceilho de Oliveira de Frades, em 18/09/1901
Filiação: José João e Margarida Soares de Jesus Jesus (não sei se a repetição do Jesus é erro)
Casamento com Joaquina Jesus Alves (após, Joaquina Alves dos Santos), brasileira, em Barra do Piraí / RJ, em 22/03/1928
Filhos encontrados nascidos entre 1930 a 1937 no Rio de Janeiro / RJ

Nas buscas de informações sobre a imigração não consegui encontrar nada (familysearch e arquivo nacional), então fiz um pedido de busca ao arquivo nacional, aguardando retorno.

Nas buscas de documentos dele em Portugal também não encontrei nada. Procurei em Vizeu (http://advis.dglab.gov.pt/) a partir dos nomes dele e dos pais. O que tem disponível em Oliveira de Frades vai até 1900 (paroquiais).

Tentei buscar na parte de pedidos de passaporte, mas em Vizeu não tem divisão por ano, como em outros locais, pelo que vi, o que faz a busca se tornar praticamente inviável (http://digitarq.advis.arquivos.pt/DetailsForm.aspx?id=1074830).

Alguma luz ou só me resta mandar e-mail para o Arquivo de Vizeu (mail@advis.dglab.gov.pt) solicitando a busca com as informações que já possuo?

Obrigado!

Comentários


  • @cassios

    Envie os dados à Conservatória de Oliveira de Frades e peça a busca indicando a freguesia de mesmo nome.

    registos.ofrades@irn.mj.pt
  • Obrigado @Mariza Guerra!
  • A resposta já veio. Surpreso!

    Infelizmente, negativa: "Feitas buscas na freguesia de Oliveira de Frades nos anos de 1901 e 1902, não foi encontrado o registo de nascimento pretendido"

    @Mariza Guerra, uma questão: pelos dados do casamento, imaginei que a informação sobre a Freguesia estaria omissa, estando claro apenas o Conselho, mas vc sugeriu perguntar com a informação da Freguesia de mesmo nome. Algo que não percebi?

    Teria alguma outra sugestão?

    Obrigado mais uma vez!
  • @Cassios

    A sede do Concelho é dividida em duas porções, uma delas chamada de Vila. Veja no Wikipedia, tem a Festa da Vila. Ou a data está errada ou é outra freguesia. Vc pesquisou em 1900?
  • @Mariza Guerra

    estava supondo a data como correta. Vou olhar os últimos registros disponíveis no site, primeiro na Freguesia de mesmo nome (tem até 25/12/1900) e depois nas outras freguesias. Na consulta eles afirmam que viram 1901 e 1902.

    Apenas para confirmar, a referência a "Villa" do registro de casamento faz supor que seja a sede do Conselho, então? Que legal, estava até achando que esta seria uma informação a ser desprezada! Ainda bem que transcrevi.
  • Depois de muitas buscas e alguns períodos de inércia (rsrs), encontrei o primeiro registro relacionado ao meu bisavô em Portugal. Na verdade, a um irmão dele, um pedido de passaporte.
    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1295517
    Não há arquivo digital, mas fiz o pedido de reprodução.

    Há a informação de nascimento dele em São João da Serra. Já tinha conseguido a informação da data de nascimento no registro de estrangeiro: 05/05/1898. Então, estou suponto o nascimento de meu bisavô no mesmo local, na data de nascimento que consta tanto no registro de casamento no Brasil, quanto no registro de estrangeiro, 18/09/1901.

    No arquivo distrital o livro de batismo vai até 31/03/1897, mas encontrei um duplicado de batismo de 07/01 a 20/12/1898 de São João da Serra.
    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1061203
    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1295517
    Também não há arquivo digital do duplicado de batismo, mas fiz o pedido de reprodução.

    Minha dúvida é: os demais registros (batismos após 31/03/1897) estariam na Conservatória de Oliveira de Frades? Mandei ao menos dois e-mails para "registos.ofrades@irn.mj.pt" após a primeira resposta deles, mas não obtive retorno algum. Haveria alguma outra forma de contato?
  • Olá @cassios Plinio é avô do meu esposo.

  • @Evelynnetto

    O @cassios nao entra desde janeiro de 2021.

    Se ele entrar, ele verá a marcação e poderá em contato com vc.

    Parabéns por ter encontrado um parente por aqui.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.