2018 - Transcrição Casamento - Consulado SP

Amigos, tudo bem?
As respostas sobre isso aqui no fórum estão muito desatualizadas (2015, 2016).

Alguém pode me dizer quanto tempo tem levado a transcrição do casamento feito aqui pelo Consulado de São Paulo?

Grato,

Vinícius

Comentários

  • @vpecoraro 20 dias uteis..segundo me informou o próprio consulado
  • Também fui informado algo próximo disso pelo consulado. No entanto, gostaria, se possível, de exemplos de pessoas que passaram pelo processo recentemente.

    Obrigado em todo caso, @Vlad Pen!
  • Olá. Postei no correio o pedido de minha transcrição de casamento, cartão de cidadão e passaporte para o consulado em SP no dia 20/2/18. No dia 7/3 foi averbado no meu assento de nascimento e no dia 8/3 recebi o e-mail informando que poderia agendar a visita para fazer o cartão do cidadão. Então achei rápida a transcrição pelo consulado, lembrando que fevereiro é um mês curto. O que deve demorar é a confecção do cartão do cidadão (só aparecia data disponível para a primeira visita para 3/4) e passaporte, mas aí acho que você só pode fazer eles pelo consulado mesmo, pois a coleta de dados biometricos deve ser presencial. Então, a transcrição do casamento em si não demorou, além de ser mais simples pagar em reais por boleto, o correio é dentro de São Paulo mesmo, eles respondiam por e-mail rapidamente às minhas duvidas, etc. Talvez seja um pouco mais caro do que fazer diretamente por uma conservatória em Portugal, mas achei bem conveniente fazer pelo consulado em SP.
  • Mandei por Sedex, para chegar mais rápido. Pelo sistema do consulado (outra vantagem, pois você pode acompanhar o andamento), receberam e encaminharam ao setor responsável em 22/2.
  • Obrigada pela informação, eu já estava chegando a essa conclusão, mas é sempre bom ver casos reais e recentes.
    Pelo que eu vi, por diferença, a transcrição está saindo R$ 750,00; e os 120 Euros (se for fazer em Ponta Delgada, por exemplo) perto de R$ 600, além do custo de envio.
  • Como vocês fazem para acompanhar o processo? Fiz um pedido de transcrição de dois óbitos e um casamento, enviei pelos correios e chegou la no consulado de SP dia 23/01.
    Estou esperando o retorno pelos correios e vi que vocês acompanham o processo online.
    Abraços e agradeço as respostas
  • @horlandini

    Quando você faz o login no site do consulado, aparece as suas requisições e o seu "status".
  • Recebi hoje o e-mail, abrindo o agendamento. Datas a partir de 07/05
  • Boa tarde vou fazer a transcricao do casamento da minha mae ( processo pelo ACPorto), coloco no formulario os dados dela aqui do Brasil né, e mando junto uma copia do assento dela que tiro pelo civil on line? Ainda esta finalizando o processo dela, mas ja queria adiantar ja que na minha cidade demora para apostilar, ja ia dando andamento nesse formulario...
  • @maira ACP do Porto não faz transcrição de casamento.Faça por Ponta Delgada.
  • Bom Dia a todos!
    Ontem encaminhei via correios para o Consulado de SP, a transcrição de casamento dos meus pais + cartão de cidadão e passaporte. Irei atualizar vocês conforme movimentação do processo.



    Outra questão, após a transcrição o que devo fazer para solicitar para minha mãe a cidadania? (meu pai é o português) são casados desde 1982.
  • Olá @felipepp obrigado por compartilhar conosco sua "experiência" de transcrição por SP. Terei em breve que fazer a transcrição do meu casamento e hoje tenho dúvidas sobre Ponta Delgado ou o próprio consulado em SP, já que por aqui já posso pedir o cartão cidadão e o passaporte. Fico no aguardo de suas publicações.
  • @felipeee com relação a sua dúvida sobre a cidadania de sua mãe segue um link que pode te ajudar http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento/p1
  • Obrigado @blancout e @Vlad Pen !!

    @blancout acredito que por consulado de sp, é mais rápido... pois já consegue todos os documentos como você comentou!

    Sobre meu processo enviei os documentos dia 06/08 e chegou no consulado de sp no dia 08/08 no site do consulado ainda não houve atualização, hoje irei ligar para ver se receberam.
  • Boa tarde uma duvida, vou fazer meu processo de atribuição por AC Porto, apos isso vou ter que fazer a transcrição do meu casamento para pedir a atribuição do meu filho menor? Eu tambem sou declarante no nascimento dele, ( me casei com o pai dele apos o nascimento) o consulado de sp diz que quando a mae é a portuguesa, tem que fazer a transcrição mesmo ela sendo declarante, vou fazer a transcrição mas nao agora, queria fazer as atribuições depois faria transcrição +cc+ passaporte, tem como?
  • @Maira..terá q fazer a transcrição de casamento para atribuir os filhos.
  • Obrigado @Solange4 pela dica a respeito do tópico, pelo o que li a emissão do cartão do cidadão e em seguida a emissão do passaporte estão relativamente rápidas, porém o prazo de transcrição de casamento, o relato que tem é de setembro de 2017, não sei se ainda estão mantendo o prazo daquela época.
  • @Solange4

    Agradeço o topico!

    Só atualizando vocês, enta chegou os documentos dia 08/08 , liguei la e falaram que os documentos estão ainda a ser integrados, para aguardar. No dia 13/08 eles atualizaram o site, como "Processo encaminhado ao Sector".

    Assim que tiver mais informações posto aqui!
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.