2018 - Transcrição Casamento - Consulado SP

Amigos, tudo bem?
As respostas sobre isso aqui no fórum estão muito desatualizadas (2015, 2016).

Alguém pode me dizer quanto tempo tem levado a transcrição do casamento feito aqui pelo Consulado de São Paulo?

Grato,

Vinícius

Comentários

• @vpecoraro 20 dias uteis..segundo me informou o próprio consulado
  • Também fui informado algo próximo disso pelo consulado. No entanto, gostaria, se possível, de exemplos de pessoas que passaram pelo processo recentemente.

Obrigado em todo caso, @Vlad Pen!
  • Olá. Postei no correio o pedido de minha transcrição de casamento, cartão de cidadão e passaporte para o consulado em SP no dia 20/2/18. No dia 7/3 foi averbado no meu assento de nascimento e no dia 8/3 recebi o e-mail informando que poderia agendar a visita para fazer o cartão do cidadão. Então achei rápida a transcrição pelo consulado, lembrando que fevereiro é um mês curto. O que deve demorar é a confecção do cartão do cidadão (só aparecia data disponível para a primeira visita para 3/4) e passaporte, mas aí acho que você só pode fazer eles pelo consulado mesmo, pois a coleta de dados biometricos deve ser presencial. Então, a transcrição do casamento em si não demorou, além de ser mais simples pagar em reais por boleto, o correio é dentro de São Paulo mesmo, eles respondiam por e-mail rapidamente às minhas duvidas, etc. Talvez seja um pouco mais caro do que fazer diretamente por uma conservatória em Portugal, mas achei bem conveniente fazer pelo consulado em SP.
  • Mandei por Sedex, para chegar mais rápido. Pelo sistema do consulado (outra vantagem, pois você pode acompanhar o andamento), receberam e encaminharam ao setor responsável em 22/2.
  • Obrigada pela informação, eu já estava chegando a essa conclusão, mas é sempre bom ver casos reais e recentes.
    Pelo que eu vi, por diferença, a transcrição está saindo R$ 750,00; e os 120 Euros (se for fazer em Ponta Delgada, por exemplo) perto de R$ 600, além do custo de envio.
  • Como vocês fazem para acompanhar o processo? Fiz um pedido de transcrição de dois óbitos e um casamento, enviei pelos correios e chegou la no consulado de SP dia 23/01.
    Estou esperando o retorno pelos correios e vi que vocês acompanham o processo online.
    Abraços e agradeço as respostas
  • @horlandini

Quando você faz o login no site do consulado, aparece as suas requisições e o seu "status".
  • Recebi hoje o e-mail, abrindo o agendamento. Datas a partir de 07/05
  • Boa tarde vou fazer a transcricao do casamento da minha mae ( processo pelo ACPorto), coloco no formulario os dados dela aqui do Brasil né, e mando junto uma copia do assento dela que tiro pelo civil on line? Ainda esta finalizando o processo dela, mas ja queria adiantar ja que na minha cidade demora para apostilar, ja ia dando andamento nesse formulario...
  • @maira ACP do Porto não faz transcrição de casamento.Faça por Ponta Delgada.
  • Bom Dia a todos!
    Ontem encaminhei via correios para o Consulado de SP, a transcrição de casamento dos meus pais + cartão de cidadão e passaporte. Irei atualizar vocês conforme movimentação do processo.

Outra questão, após a transcrição o que devo fazer para solicitar para minha mãe a cidadania? (meu pai é o português) são casados desde 1982.
  • Olá @felipepp obrigado por compartilhar conosco sua "experiência" de transcrição por SP. Terei em breve que fazer a transcrição do meu casamento e hoje tenho dúvidas sobre Ponta Delgado ou o próprio consulado em SP, já que por aqui já posso pedir o cartão cidadão e o passaporte. Fico no aguardo de suas publicações.
  • @felipeee com relação a sua dúvida sobre a cidadania de sua mãe segue um link que pode te ajudar http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento/p1
  • Obrigado @blancout e @Vlad Pen !!

@blancout acredito que por consulado de sp, é mais rápido... pois já consegue todos os documentos como você comentou!

Sobre meu processo enviei os documentos dia 06/08 e chegou no consulado de sp no dia 08/08 no site do consulado ainda não houve atualização, hoje irei ligar para ver se receberam.
  • Boa tarde uma duvida, vou fazer meu processo de atribuição por AC Porto, apos isso vou ter que fazer a transcrição do meu casamento para pedir a atribuição do meu filho menor? Eu tambem sou declarante no nascimento dele, ( me casei com o pai dele apos o nascimento) o consulado de sp diz que quando a mae é a portuguesa, tem que fazer a transcrição mesmo ela sendo declarante, vou fazer a transcrição mas nao agora, queria fazer as atribuições depois faria transcrição +cc+ passaporte, tem como?
  • @Maira..terá q fazer a transcrição de casamento para atribuir os filhos.
  • Obrigado @Solange4 pela dica a respeito do tópico, pelo o que li a emissão do cartão do cidadão e em seguida a emissão do passaporte estão relativamente rápidas, porém o prazo de transcrição de casamento, o relato que tem é de setembro de 2017, não sei se ainda estão mantendo o prazo daquela época.
  • @Solange4

Agradeço o topico!

Só atualizando vocês, enta chegou os documentos dia 08/08 , liguei la e falaram que os documentos estão ainda a ser integrados, para aguardar. No dia 13/08 eles atualizaram o site, como "Processo encaminhado ao Sector".

Assim que tiver mais informações posto aqui!
  • @felipepp como vai vc? Alguma novidade na documentação pelo consulado? Abraços.
  • Bom Dia! @blancout
    O consulado mandou e-mail ontem para que agende a data de minha preferencia (pelo site do consulado). Verifiquei e tem somente na segunda quinzena de Outubro...
  • @felipepp então provavelmente a transcrição do casamento já foi realizada? Vc tem o prazo que levou para a transcrição ? grato
  • @blancout do dia que receberam até ontem foram 34 dias corridos!
  • @felipepp pelo o prazo que passou fica mais interessante fazer a transcrição pelo consulado, além do acompanhamento do processo ser melhor, já se pode pedir o CC e PEP em um mesmo processo. Grato pelas informações Felipe !
  • Olá!
    Liguei há alguns dias no consulado de SP para tirar algumas dúvidas sobre a transcrição de casamento da minha avó... Bem, num primeiro momento a dúvida maior era como garantir que minha avo fosse atendida pela presença consular fora de SP, uma vez que não sabia se as datas seriam um problema do envio da documentação até o dia para assinaturas... Foi ai que fui informado que não haveria a necessidade de se tirar o cartão cidadão da minha avó, sendo que o serviço era apenas transcrição para dar continuidade no processo de atribuição do meu pa... Perguntei então para o atendente qual seria então o pedido pelo site do consulado que deveria ser preenchido... A resposta foi que no site tinha o tal pedido... Lá tem as opções de transcrição para quem está vivo e isso com emissão do cartão cidadão ou para quem já morreu... E pelo que entendi, devo então preencher esse requerimento... Alguém já fez dessa forma? Só a transcrição estando a pessoa viva??? Lembrando que os valores mudam... Sendo a transcrição sem cartão a taxa menor...
    Outra coisa é o preenchimento... Para quem o fez, quais os endereços que colocaram no requerimento? Minha avó não lembra o endereço de onde morava na época que se casou e não tem na certidão... Como devo preencher? Coloca o endereço atual? E outra, meu avô é falecido, qual endereço colocar? O mesmo que for o da minha avó?
    Pra quem já fez o preenchimento, tem mais algum macete?
    E aí pelo que li, é preciso reconhecer a assinatura, juntar as certidões de casamento e nascimento do meu avô (que já estão com o óbito selo averbado), fazer a apostila dos documentos e pronto. Está correto?
    Agradeço a todos!
  • Após a transcrição de casamento pelo consulado voce recebeu uma certidao de casamento portuguesa e será que ela contem as mesmas averbações da certidao de casamento brasileira?
  • @betotravassos..o endereço na época do casamento vc pode colocar somente cidade e estado.A Transcrição de casamento pode ser feita mesmo os nubentes serem falecidos.O restante só seguir as instruções do consulado.
  • Olá, estou em contato com o consulado de SP para fazer transcrição de casamento de meus bisavós, a minha bisavó era portuguesa casada com brasileiro, quem registrou minha vó é o brasileiro, porém onde fala que ele nasceu não tem registro dele, peguei a certidão negativa, ele foi abandonado pela família ninguém sabe onde ele está registrado, sem nenhum paradeiro, a certidão de casamento dos dois eu tenho, mas o consulado não quer fazer com a certidão negativa, teria outra forma de eu prosseguir o processo?
  • @suellenlopes qual foi a justificativa do consulado para não transcrever o casamento com a certidão negativa? pq eles me informaram que transcrevem sim, desde que você encaminhe provas concretas de que a pessoa existe - eventuais certidões negativas, cópia do RG,etc - e que obviamente foi/é casada com o respectivo português(a).
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.