preciso fazer a transcrição de casamento e óbito para conseguir a atribuição de nacionalidade(neto)?

Olá, pessoal

Recebi a informação que preciso fazer a transcrição de casamento e óbito dos meus avós, que são portugueses mas casaram e morreram aqui no Brasil, para conseguir dar continuidade no processo de atribuição de naturalidade para netos.
Alguém sabe dizer se é necessário mesmo?
Estou super perto de reunir toda a documentação listada no site do consulado do RJ e de repente recebo essa mensagem, que vai demorar e complicar bem mais o processo.
Alguém pode ajudar?
Obrigada desde já.

Comentários

  • editado February 2018
    @anabeatrizsouza sendo ambos os avós portugueses é o obrigatória sim a transcrição de casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

  • Obrigada pela ajuda, Vlad!
    fiquei em dúvida pois essa informação não se encontra no site do consulado. Devia estar. Achei que estava perto do que era necessário mas sendo assim ainda falta um tanto.
  • celiacostaceliacosta Member
    editado March 2018
    @Vlad, sera preciso enviar tambem a certidão de obito, inteiro teor, repografica e apostilada?
    Minha situação é a mesma da Ana Beatriz, meus avós são portugueses mas casaram e morreram aqui no Brasil. Ja fiz a transcrição do casamento em Ponta Delgada e iria enviar os documentos essa semana para Lisboa.
    Porem resolvi dar uma ultima conferida no forum e agora estou na duvida.
    Preciso enviar as certidoes de obito dos meus avós tambem?
  • @Vlad a certidão de obito de minha mãe, a filha dos Portugueses, tambem sera necessario?
  • @Célia pq vc vai enviar os processos para Lisboa?se for atribuição de filhos de portugueses , mande para ACP no Porto. Não precisa transcrever o óbito.
  • celiacostaceliacosta Member
    editado March 2018
    @Vlad não sou filha, sou neta. Meus avós eram os Portugueses e são falecidos. Minha mãe é Brasileira e falecida tambem. Todos faleceram no Brasil. Eu preciso enviar a certidão de obito de meus avós e de minha mãe?
  • @celiacosta,

    Não é necessário o envio do óbito.
  • Bom dia.

    Estou preparando os documentos para efetuar a transcrição do casamento da minha avó (portuguesa), e, fiquei na dúvida quanto ao item " Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório". Alguém poderia, por favor, me esclarecer o que seria reconhecimento por autenticidade? O requerimento já possuo.

    Obrigado!
  • @DHRamos,

    Reconhecer assinatura por autenticidade é o mesmo que assinar na frente do funcionário do cartório, onde se possui firma aberta, e este funcionário reconhece a assinatura.

    O reconhecimento pode ser por autenticidade (presencial) ou por semelhança (qdo se leva o papel já assinado).

    Portugal só aceita por autenticidade, como.forma de atestar que o requerente está vivo.
  • Obrigado, @Marcia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.