necessário averbar casamento dos pais portugueses?

Boa tarde grupo, venho acompanhando as discussões aqui e no grupo do whats, e tive algumas informações disparsas, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a seguinte dúvida:
Estou fazendo a atribuição do meu pai, pra depois fazer a minha, e me parece que em algumas conservatórias exigem a averbação do casamento do meu avô com a minha avó aqui no Brasil, e outras não, esta informação procede?
E mais, nas que exigem me foi informado que teria que juntar a certidão de nascimento da minha avó, só que ela é espanhola, já foi osso achar a do meu avô em Portugal, quem dirá da minha avó na Espanha.
Se alguém puder me elucidar eu agradeço.

Comentários

  • @eduardomanata quem é o declarante na certidão de nascimento de seu pai?
  • o meu avô, pai do meu ai, o português, no caso
  • editado February 2018
    @eduardomanata mande o processo para o Arquivo Central do Porto que não precisará fazer a transcrição do casamento.
    Documentação necessária
    - Certidão de nascimento de seu pai reprográfica e apostilada
    - Formulário 1C com firma de seu pai reconhecida em cartório por autenticidade
    - Xerox autenticada e apostilada do documento de identidade de seu pai. Pode ser o RG, emitido há menos de 10 anos ou passaporte modelo novo, que contém a filiação
    - Vale postal no valor de 175 euros emitido para:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Se seu avô nasceu antes de 1911 (assento de batismo) envie certidão de batismo original e junte também a certidão de casamento inteiro teor de seus avós ou certidão de óbito de seu avô, caso ele seja falecido, não precisa apostilar essa certidão, ela servirá apenas para comprovar que a pessoa que foi batizada de fato deu origem a sua família.Se ele nasceu após 1911 e o assento estiver informatizado basta informar no formulário 1C os dados do assento

    Formulário e explicações de preenchimento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para o envio da documentação
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • muito obrigado, farei isso, valeu mesmo
  • @eduardomanata olá, tenho uma dúvida. Meu marido está com o processo de cidadania em andamento, o casamento dos pais dele não está averbado e o pai é português e declarante na certidão do meu marido. Minha dúvida é se não fizer a averbação do casamento dos pais dele tem algum impedimento de eu pedir a minha e da nossa filha (meu marido é declarante na certidão dela). Eu não encontro essa informação em local algum. Obrigada.
  • @tatianacristie,
    Se a mãe dele não for portuguesa, não há impedimento algum para a nacionalidade de seu marido. A sua e de sua filha não terão relação com.os seus sogros.
  • @Marcia obrigada pela resposta!
  • @Marcia,

    Por gentileza me esclarece o seguinte, quando o pai é português e declarante da certidão não é necessária a transcrição do casamento mesma que a mãe seja brasileira?

    Outra dúvida, caso a filha a atribuida de pai português declarante (sem transcrição), se ela passar a atribuição para algum filho, a transcrição do casamento dela é obrigatória, não é?
  • Boa noite, @shamar.

    - Pai e mãe portugueses --> obrigatoriedade da transcrição do casamento, para atribuir o filho.
    - Mãe portuguesa e pai não português --> obrigatoriedade da transcrição do casamento, para atribuir o filho.
    - Pai português e mãe não portuguesa --> se o pai for o declarante, não há a obrigatoriedade. Porém, só o ACP e VNGaia aceitam este processo (algumas outras CRCs exigem para alguns casos). Se o pai não for declarante, tem que transcrever.

    A mulher portuguesa só consegue atribuir para o filho, depois que transcrever o seu casamento (independente se seu pai transcreveu o casamento para atribuí-la ou não).
  • Boa Noite, @Marcia,

    Muito obrigada pela resposta!
  • Olá @Márcia, fiz a transcrição do meu casemento em Portugal e vou agora pedir a Aquisição de Nacionalidade de minha esposa...
    Pergunta: é preciso fazer alguma "correção/atualização" no meu assento de nascimento Português, já que quando obitive o assento eu não tinha ainda a transcrição e acho que por isso apareceu meu nome como "solteiro" no assento??? Ou isso já é atualizado em Portugal quando a transcrição do casamento é concluida? Grato antecipadamente... Oduoliveira
  • @oduoliveira...
    Assento de Nascimento Português é como o Brasileiro...Não se registra um "Recém nascido" com nome de casado...
    : )
    Com a conclusão de sua Atribuição...Você "Nasceu" em Portugal...
    Ao Transcrever o Casamento...Alterações de nome...Por exemplo...Serão registradas no seu Assento de Nascimento na forma de Averbações...
    Se você solicitar uma via do seu Assento de Nascimento hoje...Já vem constando essas Averbações...

    Não precisa se preocupar...
  • Grato pela explicação @Nilton Hessel.... mais tranquilo agora! Valeu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.