CASAMENTO E DIVORCIO EM PORTUGAL

Bom dia,

São muitas as duvidas, vou começar com o casamento.
Estamos indo morar em Portual em 18 meses, eu meu marido e meu filho de 13 anos. Meu maridoo já tirou a Nacionalidade Portugueses por ser filho de pai e mae portuguses.
Eu pretendo solicitar a minha como esposa casada ha 10 anos no Brasil,
A duvida e: Meu marido era divorciado qd nos casamos, soube que precisamos primeiro trasncrever o casamento anterior dele e o divorcio ser feito com advogado contratado em Portugal, o que tornou o preocesso mais caro e mais dificil.
Quero saber se posso entrar em Protugal apenas com a Autorizaçãi de residencia dada pelo meu marido(ou como turista apenas) e depois ja em Portugal, casar com ela por lá como estrangeira casando com cidadão protugues, sem considerar o antigo casamento dele aqui no Brasil. tendo em vista que o casamento anterior começou e terminou por aqui.

Fico no aguardo e já agradeço a atenção.

Comentários

  • editado February 2018
    @Rejane acho q vc não pode casar duas vezes..e mesmo q possa ,vai ter q cumprir o tempo minimo de 5 anos para poder pedir a nacionalidade pelo casamento se fizer isso.Consulte a @Marcia aqui no fórum e veja a opinião dela.
  • @Rejane complementando o @Vlad mesmo se você tentar esse procedimento de casar novamente acredito que não daria pois na sua certidão recente, que terá que apresentar para o casamento, já deve estar averbado que você é casada.
    Não deve ter como seu marido lhe dar autorização de residência pois vocês não são legalmente casados em Portugal, somente após a transcrição do casamento você terá direito a ficar legalmente por ser conjugue de cidadão português.
  • @REJANE AMORIM,
    o procedimento correto, e exigido na lei portuguesa é que seu marido transcreva o primeiro casamento, homologue o divórcio, e depois transcreva o casamento de vcs, tudo pela ordem cronológica do que ocorreu na vida civil dele.
    Não se pode casar em Portugal, simplesmente, pois ele já é casado com vc. Deve-se transcrever este casamento. E para chegar até este ponto, tem que passar por tudo que aconteceu.
    Quanto entrar em Portugal, pode entrar como turista, mas só terá 90 dias.
    Então, o ideal é que aproveitem estes 18 meses de hiato que têm, e atualizem o estado civil dele.
  • Obrigada a todos pelo aconselhamento. Já estamos providenciando todo o processo de Trancrição do primeiro casamentp dele, averbação do divorcio em Portugal para enfim, depois transcrever o nosso casamento para que possa dar entrada em minha nacionalidade.
    Faremos tudo diretamente em portugal com parentes de meu marido
    Gd abraço a tds


  • Muita grata a todos pelo carinho de responder meu questionamento. Abçs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.