Nomes divergem do assento português e docs no Brasil

Bom dia! Preciso de ajuda! Minha mãe é portuguesa de 1898. Em Portugal o assento dela consta o nome MARIA apenas. Ao chegar no Brasil (em Belém do Pará, onde ela viveu) os documentos RNE e posteriormente a certidão de óbito constam como MARIA ROSA PEREIRA. No RNE consta o ano de nascimento 1889 e não 1898 e também consta o nome do pai dela, o que não consta na certidão de nesciamente portuguesa. Solicitei ao Arquivo de Aveiro o assento pra apresenta ao Consulado de Portugal no RJ. No RNE consta a data de chegada no Brasil em junho/1922. A Polícia Federal diz que não há mais documentos de estrangeiros desta data. O que devo fazer? Já estou com 87 anos e quero a nacionalidade portuguesa, mas não sei o que fazer. Agradeço se alguém puder me orientar. Obrigada. Elza

Comentários

  • @Elza Pereira

    1.Os assentos paroquiais só registravam o primeiro nome da criança. Na vida adulta escolhiam os sobrenomes.
    2.O ano de nascimento pode ter sido confundido em algum momento, pois os números estão invertidos. Imagine que grande parte da população era analfabeta e ao emigrar perdiam os documentos.
    3.Naquela época muitos padres não aceitavam batizar crianças nascidas fora do casamento, portanto o pai ficava incógnito, mas a família sabia quem era por isso nos registros brasileiros o imigrante informava a filiação paterna. Esses dados eram passados oralmente devido a ausência de documentos oficiais.

    Os Consulados não aceitam divergências mas algumas Conservatórias em Portugal exigem uma justificativas fundamentadas a qual poderá ser feita com um texto e se possível com algum documento:
    A mãe tem "Pereira" no sobrenome?
    Pesquisou quem seria a pessoa que consta como pai? Pode ser natural da mesma freguesia. Informe o nome de a filiação dele.
    É preciso procurar nos livros de casamentos da freguesia se houve casamento dos pais após o nascimento da filha.
    No assento da Maria Rosa consta o nome do pai como padrinho?
  • editado February 2018
    @Elza Pereira,
    Vou apagar sua outra postagem idêntica. Por gentileza, não duplique suas mensagens. Poste e aguarde a resposta. Obrigada.
  • Bom dia.

    Em minhas pesquisas descobri que o sobrenome do meu avô em Portugal é DEVESA (certidão de Nascimento e Passaporte) porém na carteira de estrangeiro brasileira o sobrenome dele é DEVEZA. Todos os descendentes brasileiros dele tem o nome DEVEZA, inclusive eu que sou neta e pretendo dar entrada na cidadania portuguesa lá em Portugal. Alguém poderia me orientar o que fazer? Isso me dará algum problema?
  • @Clpedv não terá problemas.
  • Vlad Pen, obrigada!
  • @Mariza Guerra. Desculpe não ter repetido antes! Tenho 88 anos e não encontrava a senha para entrar no forum e só hoje minha filha me orientou que poderia resetar, mas ela encontrou minha senha. Obrigada pela sua delicadeza e presteza em responder.
    Recebi o assento da minha mãe MARIA e sua madrinha, na certidão era MARIA ROSA PEREIRA VASCONCELOS, assim, disseram que minha mãe pode ter escolhido o nome da madrinha ao entrar no Porto de Belém, Brasil.
    Minha filha enviou a documentação para Lisboa e eles notificaram pois a minha mãe MARIA não foi a DECLARANTE na minha certidão de nascimento e eles pedem para estabelecer o vínculo da filiação.
    Da mesma forma como pedem que eu comprove o documento de entrada dela no Brasil ou emissão de passaporte em Portugal. Na RNE consta como data do desembarque dia 13/07/1922 e sei que ela desembarcou em Belém do Pará. Moro no Rio de Janeiro. Você saberia me orientar como conseguir este documento?
    Obrigada por sua atenção. Elza.
  • Elza,

    veja mensagem que enviei.
  • Boa Tarde,preciso de uma informação
    Vou dar entrada no processo de transcrição de casamento de minha mãe e encontrei divergência na certidão de nascimento de meu pai e de casamento. Na primeira o Luis é com S e na segunda o Luiz é com Z. Será que preciso retificar antes ou posso preencher o requerimento seguindo qual das duas certidões?
    Obs: O meu RG que enviarei como requerente, o Luis está com S.

    Obrigada
  • @plataformabrasil não vai ter problema.Coloque no requerimento como consta na certidão de nascimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.