Nacionalidade Portuguesa para esposa de cônjuge com nacionalidade portuguesa

2»

Comentários

  • Mais uma vez muito obrigada @Vlad Pen ! Vou começar a juntar os documentos esta semana.
  • Eu posso juntar todos os documentos, fazer o pagamento com cartão de credito aqui no Brasil, receber e preencher o formulário e entregar tudo na Conservatória dos Registros Centrais em Lisboa? É que estou indo lá no fim de agosto.
  • Bom dia ! Passei para dar informações ... ontem, 03/ 01/2020,entrei na página "justiça.gov.br" e tive a grata surpresa : "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português." !
    Depois de 1 ano e 4 meses, agora sou portuguesa tb !!!
    Para quem deseja informações de como foi: juntei todos os documentos e entreguei pessoalmente na Conservatória dos Registros de Lisboa em setembro 2018 (aproveitei minha viagem de turismo ... sempre que posso viajo pra lá, amo). Cheguei lá antes de abrir, mas fui atendida depois das 16h ... tem que chegar cedo pois tem um número limitado de senhas. Quem consegue senha é atendido, mesmo que seja no fim do dia. Depois da entrega dos documentos foi esperar ... um tempo depois criaram o site para obter as informações, então enviei um e-mail e solicitei minha senha, assim fui entrando e olhando como ia o processo . Há uns 2 meses, recebi uma carta falando que faltavam documentos (pensei, não vou conseguir, pois todos os documentos eu já levei ... não tenho mais nada !), minha surpresa é que o "documento" era só uma informação que eu nao tinha colocado no formulário (perguntam cidades que vc já morou ... como sempre morei na minha cidade, achei que não era necessário repetir o endereço ... mas era !!!) ... preenchi o ofício que veio, anexei novamente atestados de bons antecedentes (estadual e nacional) e enviei por sedex mundi (bem caro, mas tinha que enviar rápido pois tinha data determinada).
    E ontem tive a feliz notícias. Obrigada por todos que me ajudaram e boa sorte para quem espera sua resposta.
    Ah, minhas características : casada 21 anos com nacional português (ele conseguiu nacionalidade tem uns 19 anos, pois o pai conseguiu a nacionalidade antes, pois a avó do meu marido era portuguesa), e temos 3 filhos que também tem a nacionalidade. Desde que o 1o filho nasceu (2001) nosso casamento já estava transcrito em Portugal.
    É isso, agora estou esperando para fazer os documentos.
    Abraços
  • Amigos, estou preparando meus documentos para envio e hoje li no site Justiça.gov.pt que posso enviar os documentos por correios para balcões da nacionalidade. Os balcões agora estão recebendo esses processos? Ou eles recebem e enviam para Lisboa? Se puder fazer em um balcão, qual é o melhor e mais rápido?
  • @ChrisBrito se o processo for nacionalidade pelo casamento vc deverá enviar direto para a CRC de Lisboa
  • editado January 2020
    @Vlad Pen,
    Existe alguma inconveniência em se fazer nacionalidade da esposa pela Base-X (lei de 1959)?
    (cônjuge mulher, casada com cidadão português antes de 3/10/1981)
    Pode ser que interesse também à @ChrisBrito.
    As vantagens eu sei: é gratis, menos documentos, so depende de assinatura da esposa no requerimento, etc.
  • @gandalf nenhuma inconveniência.
  • @Vlad Pen eu também pensei que fosse apenas Lisboa, mas na página do IRN (Justica.gov.pt) dia que pode ser enviada para um balcão de nacionalidade...

    Onde pedir:
    Pode pedir a nacionalidade portuguesa:

    num balcão do Instituto dos Registos e Notariado no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa e no Porto
    no Espaço Registos do Areeiro, em Lisboa
    na Loja do Cidadão de Odivelas
    numa conservatória do registo civil
    num Balcão da Nacionalidade
    no consulado português da zona onde vive.

    Se preferir, pode fazer o pedido por correio, enviando os documentos para:

    a Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003 Lisboa
    Portugal
    um Balcão da Nacionalidade.

    Aí veio a dúvida. Esses balcões recebem o processo e enviam para Lisboa ou estão fazendo o processo?

  • @Gandalf onde posso ler mais sobre esse tipo de pedido (Base X)?
  • @Gandal acabei de encontrar. meu casamento foi 1996. Uma pena! Queria economizar os 250 euros. kkkk
  • @Chris Brito, poder dar entrada em determinado local não quer dizer que que esse local tenha competência para análise do processo.
    Se entregar em um local que não tem competência para análise do tipo de processo eles simplesmente encaminham os documentos para o local que tenha competência para isso.
    Nacionalidade pelo casamento é feita na CRC, em Lisboa. Não dou certeza, uma pessoa que falou que no Porto também fazem, mas nunca vi ninguém confirmar ter dado entrada no processo lá e que o processo tenha sido analisado lá e não apenas encaminhado para Lisboa.

  • @Chris Brito,
    Eu já postei um resumo dos requisitos quando fiz a pergunta. Tem que ter casado antes de 03/10/81.
    São + de 39 anos desde o casamento. O casamento pode até ter se dissolvido, desde que o marido português esteja vivo.

    Sei que voce já achou, mas o link pode ser encontrado aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11937/atencao-tipos-de-nacionalidade-portuguesa
    que aponta pra aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512
  • Boa tarde!
    O pessoal tem conseguido nacionalidade portuguesa para o cônjuge sem ter provado vínculo ?
    Tenho minha cidadania por atribuição e sou casado há 6 anos com brasileira. Porém não temos nenhum vínculo. É possível conseguir?
    Desde já muito grato
  • @Vander Ribeiro, com cinco anos de casamento já existe a presunção de vínculos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.