Certidão do português via web é válida?

Boa tarde, pessoal. Lá vai mais uma dúvida.... Fiz o pedido da certidão de nascimento do português pelo Arquivo Distrital do Porto. Solicitei a cópia integral da certidão, certificada e com descarregamento via web, ao invés deles me mandarem pelo correio. Alguém que já fez esse tipo de pedido, sabe me dizer se a impressão do arquivo que eles me enviaram é realmente aceito como documento oficial quando eu enviar todos os documentos pro ACP?
Detalhe: o ficheiro que eles me enviaram junto com a certidão possui marca d'água e assinatura digital, porém há um asterisco logo abaixo dizendo que sua impressão não tem valor legal.

Detalhe 2: ele é nascido antes de 1911, por isso, tenho que enviar sua certidão de nascimento, e não somente o assento.

Comentários

  • O meu caso é como o seu e me orientaram a pedir o assento certificado pelo correio.
    Precisa enviar o assento certificado para a atribuição.
  • @Ingrid, Então eu teria que fazer outro pedido, e dessa vez pedir pelo correiro? Quanto tempo demorou pra chegar?
  • Infelizmente é o único jeito, Matheus.
    Eu acabei de começar o processo e vou pedir amanhã, então não sei qto tempo demora, mas pelo que vi, deve demorar uns 20 dias.
  • @Ingrid PS, @Matheus Campos,

    Normalmente demora 20 a 30 dias para chegar a certidão de Portugal mas infelizmente não tem jeito, tem que solicitar em papel que as conservatórias exigem certidões de batismo originais.
    Para os processos pelo Arquivo Central do Porto (ACP) eles começaram a exigir também certidão de casamento ou óbito do português para conferência se o português que está sendo enviado o assento de batismo (só consta o primeiro nome no batismo) é de fato quem originou a família.
  • @Daniel Henriques, aí tem que fazer a transcrição da certidão antes de mandar os documentos ou pode mandar só a certidão apostilada?
  • @Ingrid PS só a certidão apostilada. Não estão exigindo transição (caso o pai seja o português e tenha sido o declarante do nascimento do filho) estado apenas solicitando a certidão de casamento ou óbito para verificar que se trata da mesma pessoa, já que nos assentos de batismo não tem o nome completo da criança batizada, apenas o primeiro nome.
  • @Daniel Henriques, muito obrigada! Eu já estava pensando mesmo em mandar a certidão de casamento junto. Achei que era mais garantido.
  • @Ingrid PS essa é uma exigência nova, ficamos sabendo semana passada de dois casos de processos pela ACP que caíram em exigência por causa disso então começamos a recomendar que já enviem junto com a documentação essa certidão para não atrasar e ter mais despesas com os correios.
    Pode até dar uma olhada no post recente da @Mariza Guerra avisando sobre isso http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/132610/#Comment_132610
  • @Daniel Henriques, obrigada novamente.
    Só espero que não peçam prova de vida pq ele vai compleat 80 anos. :/
  • @Ingrid Ps, Oĺa Ingrid. Sua certidão chegou no prazo esperado?
  • @Matheus Campos, chegou rápido. Demorou uma semana para enviarem depois que fiz o pagto.
    Demorou mais para chegar de Curitiba para minha casa em SP do que de Portugal para o Brasil. :/
  • @Ingrid PS, que bom!!! No meu caso já fazem 22 dias desde que ele disseram que postariam no correio. Porém ainda não chegou. Tem como acompanhar o pedido pra saber onde está?
  • @Matheus Campos, só consegui acompanhar qdo me enviaram o número de rastreio.
    Acho que vc pode perguntar se já enviaram e se teriam o número para vc poder acompanhar também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.