Bisneto de Português nova lei? Dúvidas!!

Luiz MatiasLuiz Matias Member
editado February 2018 em Tenho como conseguir?
Prezados, boa noite!
Durante muito tempo acompanhei as discussões do site acerca das mudanças da lei, cidadania para bisnetos e etc..

Com o passar do tempo, reuni algumas informações que gostaria de compartilhar com vocês para saber se meu raciocínio está correto.

Pois bem, sou bisneto de portugueses, meus bisavôs vieram para Portugal em 1912.
Minha Avó (filha do português) faleceu sem tirar a cidadania.

Minhas dúvidas são:

1 - Meu pai, (neto do português) está reunindo a documentação necessária para requerer a cidadania. Sabemos que para que eu (bisneto do português) tenha direito a cidadania portuguesa, o meu pai (neto) deve comprovar ligação afetiva com Portugal. Meu pai está indo morar (estudo e trabalho) em Portugal e neste caso a residência (não apenas turismo) no pais valeria para tal comprovação?.

2 - Estou tendo dificuldades em reunir certas informações acerca do procedimento de requerimento de cidadania diretamente em Portugal. No meu caso, meu pai iria até Portugal para requerer a cidadania, existe algum lugar onde este procedimento é mais célere? Existe uma média de tempo para obter a cidadania, fazendo o requerimento diretamente em Portugal? Ouvi dizer que em determinados lugares o prazo é de 3 a 6 meses.

3 - A maioria das informações que consegui reunir aqui no Brasil, se limitam apenas em dizer que meu bisavó e minha bisavô são de Bragança e Coimbra, respectivamente são eles:

Antônio José Moreira. Nascido em 10/SET/1891 - Bragança, Portugal. Filho de: João Augusto Henrique e Amélia Ricardino Moreira. e minha bisavô: Isabel Maria Alves (nome de solteira). Nascida em 1887 - (data calculada) - Coimbra, Portugal. Filha de: Francisco Antônio e Candida de Jesus.

Poderiam me ajudar a encontrar a encontrar a certidão de nascimento deles? seria de muita ajuda, visto que é a ultima informação que precisamos para dar a efetiva entrada no requerimento de cidadania, caso exista essa possibilidade da forma como relatei.

4 - A minha idade (bisneto) influencia em alguma coisa nesta situação? tenho 30 anos.

5 - É obrigatório requerer a cidadania apenas por parte do homem (no meu caso bisavô) ou pode ser pela minha bisavó também?

Agradeço muito a atenção de todos!!!! Sei que muitas pessoas conseguiram informações valiosas neste site e espero que possam me ajudar também, muuito obrigado!


Comentários

  • editado February 2018
    @LuisMatias

    1-Sim , seu pai morando em Portugal serve como comprovação de laços efetivos embora creio q ha um tempo mínimo para essa morada.

    2-O pedido para atribuição de netos de portugueses é feito somente na CRC de Lisboa. Os prazos de conclusão são incertos , mas não devem ser inferior a 1 ano.

    3-Acho q a @MarizaGuerra pode tentar localizar esses assentos para vc.

    4-Seu pai conseguindo a atribuição não ha nenhum impedimento para vc conseguir a sua tb.

    5-É indiferente, mas acredito q pelo bisavô seja mais conveniente.

    OBS: Antes do processo de atribuição do seu pai, se faz necessário transcrever o casamento dos seu bisavós em Portugal.

    Mais detalhes nesse tópico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • Olá @VladPen!!

    Primeiramente, muito obrigado pelo retorno tão rápido !!!

    Que bom! Então estou no caminho certo!!

    Com relação a transcrição do casamento, devo procurar onde eles se casaram em Portugal e fazer a transcrição no CRC de Lisboa? este trâmite é muito complicado?

    Seria maravilhoso se a Sra. @MarizaGuerra conseguisse verificar os assentos, pois esta é a única informação que falta para que eu iniciar o pedido de cidadania do meu pai. Se a Sra. puder me ajudar também ficarei imensamente agradecido =) !!

    Por fim, só tenho a agradecer amigos espero que dê tudo certo!!

    Muito Obrigado!!!

  • @LuizMatias se seus avós se casaram em Portugal, vc não precisa transcrever o casamento.

    Vou pedir para a @Mariza ver se consegue localizar a freguesia de nascimento dos seus avós.
  • @LuizMatias

    Não sabe a data que emigraram? Podem ter tirado o passaporte em Coimbra e isso dificuta a busca.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-D7NL
  • @VladPen sim, eles casaram em Portugal. tenho que conseguir essa certidão de casamento para dar entrada na documentação?

    Olá @MarizaGuerra Com base na documentação que nós temos, sabemos que o Antônio José Moreira chegou no Brasil em 1912. Infelizmente não encontramos nenhum documento que diga a data de chegada da Isabel Maria Alves, mas com base na data de casamento deles (1915 casaram novamente no Brasil) imaginamos que ela possa ter chegado na mesma época, entre 1912 e 1915.

    Tenho inúmeras documentações que gostaria de compartilhar com vcs (inclusive o registro de estrangeiros emitido pela então delegacia de fiscalização de entrada permanência e saída de estrangeiros) mas não sei se é possível fazer upload de imagens aqui.

    Mais uma vez, muito obrigado!
  • @LuizMatias Meu caso é parecido.
    1 - Sou bisneto, meu pai é vivo e o avô dele falecido. Meu pai consegue Cidadania sem morar em Portugal?
    2 - Sem que o meu pai faça, juntando todas as documentações, eu posso fazer?

    Obrigado
  • @jmmendonça seu pai terá q pedir a nacionalidade como neto e atender as novas exigências da lei. Vc não pode pedir direto como bisneto.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • Sou bisneta de portugues casado com brasileira. Ele ja esta morto e a filha, minha vó tb está e a filha dela, minha mãe tb. nem minha vó e nem minha mãe tiraram a cidadania.
    Posso tentar tirar a minha como bisneta /
    Vou a Lisboa em Maio e gostaria de dar entrada por lá já que por aqui o tramite é muito mais lento.
  • @vanessalima infelizmente vc não tem direito pq todos seus ascendentes já faleceram.
  • Obrigado @VladPen!! Ainda estou sofrendo para localizar os assentos. Estou pensando em ir para Portugal e Bragança para fazer esta pesquisa pessoalmente, sabe dizer se é viável? Por exemplo, é possível fazer a pesquisa cartório por cartório? Pesquisei e vi que em Bragança tem somente 11 cartórios, acredito que em 1 semana conseguiria visitar todos, eles fornecem este tipo de informação?

    @MarizaGuerra, tem mais alguma coisa que eu possa fazer para auxiliar a pesquisa? A Sra. acha viável fazer a pesquisa pessoalmente?

    @jmmendonca, minha opinião é a mesma do @VladPen, no meu caso, meu pai (neto do português) está indo morar em Portugal, e somente por isso terei direito pois fazendo isso ele comprovaria o vinculo afetivo.

    @vanessalima, Também estou com o Vlad, sem ascendentes vivos fica realmente impossível, infelizmente.

    Obrigado pessoal!!
    Abraços!



  • Boa noite.
    Li num comentário anterior que atribuição para netos é só em Lisboa. Minha amiga mandou nesta segunda a dela para Mangualde. Eles vão enviar o processo para Lisboa?
    No site da IRN tem essa informação?
  • @Adrianaian..com certeza vão enviar para Lisboa se for atribuição de netos de portugueses.
  • Poxa Vlad que pena.
    Ela estava querendo fugir justamente da demora de Lisboa.
    Obrigada.
    Você tem tirado um monte de dúvidas minha
  • Boa noite para todos. Tenho uma duvida de iniciante.
    Sou bisneto de Português, já tenho a cópia da certidão de nascimento de minha bisavó e bisavô e o nome do conservatório onde se encontram os documentos em Vila Real.
    Minha dúvida é: Eu consigo fazer todo o processo para minha avó através de procuração? Em algum momento ela precisa ir no consulado aqui no Brasil para assinar alguma coisa? O caso é que minha avó é viva, porém debilitada para deslocamentos.
    O primeiro passo, pelo que tenho visto, é a nacionalização de minha avó, para depois fazer de minha mãe e aí sim passar para mim. Correto?
    Desculpem a pergunta banal, mas acabei de entrar no fórum e ainda estou estudando como funciona por aqui.
    Obrigado
  • @Diogo..vc pode sim fazer o processo sendo o procurador da sua avó.Se ambos os bisavós forem portugueses, vc precisa antes transcrever o casamento deles em Portugal.Primeiro vc atribui sua avó, depois sua mãe e depois vc.Um processo de cada vez.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.