Aguardando aprovação do processo

Bom dia,

Eu dei entrada no meu processo, infelizmente por falta de conhecimento, pelo consulado em Março de 2017, nº 30xxx/2017, porém até hoje ainda encontra-se em análise, na minha última ligação para Portugal a pessoa que me atendeu disse que já estavam "analisando as respostas", isso teria algum significado específico?

Mas a minha dúvida real não é esta, eu ainda não tenho aprovação do processo, será que eu perderia meu processo indo pra Portugal antes de ser aprovada? Pensei em transcrever meu casamento e etc por lá, acredito que seria mais fácil em partes, mas eu já estaria levando toda a documentação necessária do Brasil.

Comentários

  • @thalitaberbert,
    não tem ligação ir para Portugal e ter o processo deferido.
    A única questão é que vc tem apenas 90 dias como turista, e ficaria, (vc e seu marido) ilegais depois disso.
    E se a demora for maior do que isso? Vocês ficarão sem poder trabalhar, estudar, nesse tempo todo.
    Essa decisão, Thalita, tem que ser bem pensada. Não quero ser desagradável e colocar nenhum obstáculo nos seus planos, apenas realista. Pense com carinho! Boa sorte!

    O que pode fazer enquanto isso é ligar para a Linha Registos e ir verificando o status do processo.
  • @Thalitaberbert Antes de ser deferido seu processo, você é estrangeira, então pode permanecer os 90 dias como turista ou permanecer mais tempo com algum visto específico concedido a estrangeiros (investidor, trabalho etc). Como turista tem q apresentar passagem de volta na imigração, seguro saúde...
    Acho q ir a Portugal não vai atrapalhar nem ajudar seu processo. Acredito que você só possa transcrever seu casamento depois de ser reconhecida como portuguesa, porque até esse momento, como estrangeira casada com estrangeiro fora de Portugal, o país não tem qualquer interesse em registrar seu casamento.
  • Olá meninas, boa tarde!

    Obrigada pelas dicas, estou ciente que só posso transcrever depois que o meu processo for de fato aprovado. Eu vou pensar com carinho nesses detalhes, acredito que seria mais interessante mesmo depois que receber o número do assentamento, antes disso realmente seria muito inviável.

    Eu pensei mais na questão de transcrever meu casamento, emitir o CC e etc de lá mesmo, não esperar para fazer pelo consulado pq acho que demora muito.
  • @Thalitaberbert

    Consulado demora muito, se for o do Rio então...

    Acho que vale a pena fazer tudo por Portugal sim. Mas a transcrição do casamento até dá pra fazer pelos correios... fiz na conservatória Ponta Delgada, demorou uns 2 meses no total.
  • @thalitaberbert,
    qual seu estado? Onde mora?
    O consulado do Rio faz transcrições na hora. Mas, é mega difícil conseguir agendar. Esse é o problema.
  • Sou do Rio de Janeiro.. poxa, muito interessante saber desse lance da transcrição na hora. Nunca ouvi falar, tinha pensando em fazer pelo correios para Ponta Delgada também.
  • @thalitaberbert,
    mas o difícil é conseguir agendar.
    Às vezes, demora tanto esse agendamento, que vale mais a pena enviar para PD mesmo. :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.