documentação para dar entrada em processos novos

boa noite, duvidas no novo processo ... sou filha de portugues e ano passado tirei os documentos mas não dei entrada no consulado pois estava fechado para novos processos. em janeiro voltou a receber novos processos mas me parece que tem algumas ressalvas.
1. minha certidao de nascimento de inteiro teor reprografico (Duvida: este ano ainda vale ou tem que ser duas.. uma com inteiro teor e outra reprografica?)
2 copia do rg, ou passaporte autenticada (duvida: este ano copia rg autenticada e apostilada e carteira de motorista ou passaporte apostilada e autenticada.... são dois documentos??
3. basta somente uma copia simples da certidao da minha mãe ou precisa de algum outro documento?

4 ha outro jeito de dar entrada sem ser pelo consulado??
Agradeço desde já

Comentários

  • @tatiis,
    1. as certidões brasileiras têm validade de 6 meses e devem ser apostiladas. Pode ser só a reprográfica, desde que esteja legível. Se não estiver, tem que mandar a de inteiro teor digitada também.

    2. só cópia autenticada e apostilada do RG OU do passaporte (se este contiver a filiação - novo modelo).
    Nem todas as conservatórias aceitam a CNH.

    3. cópia simples da certidão da portuguesa
    Também deve enviar o modelo 1C preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.

    4. Por aqui, não usamos serviços dos consulados. Enviamos os documentos diretamente para as conservatórias.
    Consulados enviam para Lisboa, onde tudo é mais demorado.
  • @Marcia
    muito obrigada
    certidao brasileira do meu pai tb tem que ser autenticada e apostilada??
    Você poderia me indicar a conservatoria que eu possa enviar.. minha mãe é de Cantanhede.. perto de coimbra

  • @tatiis, para o seu processo não precisa da certidão de seu pai. O casamento de seus pais está transcrito em Portugal?
  • @Daniel o casamento esta transcrito sim em Portugal ..


    @Vladpen obrigada
  • @vladpen qual seria a ACP??? me desculpe pela pergunta mas são tantos relatos que estou lendo no forum que estou meio perdida...
    ja estou com a copia do meu passaporte autenticada (tenho que apostilar), certidao de nascimento de inteiro teor reprografica apostilada, certidao de nascimento da minha mãe (copia simples) e uma copia simples do comprovante de residencia... qual seria o passo agora... preencher o requerimento e pagar a darf e ir ao correio ????
    fico no aguardo
    obrigada
  • editado January 2018
    @Tatiis ACP (Arquivo Central do Porto).A cópia do Passaporte tem ser apostilado (verifique se consta a filiação nele).Não precisa enviar comprovante de endereço. Preencha o requerimento e faz o pgto por vale postal numa ag dos correios e la mesmo vc envia os documentos.

    €175 euros

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10964/envio-vale-postal#latest
  • meu passaporte não tem... vou tirar do meu rg.. autenticar e apostilar e aproveito para preencher o formulario para assinar no cartorio atraves de autenticidade... aonde consigo esse formulario já que atraves do consulado so se faz on line e não sei se houve mudanças...
    @vladpen desculpa pelas muitas perguntas
  • tatiistatiis Member
    editado February 2018
    boa noite, tenho a certidão de nascimento da minha mãe copia simples... tenho que pedir uma diigitalizada? ou somente xerox da dela. Ela nasceu em 1952
  • @Tatiis pode ser apenas um cópia simples desde que contenham os dados referentes ao nascimento dela como : nrºdo registro, data de nasc. e local.
  • @vladpen muiiiiito obrigada
  • @vladpen agora que irei conseguir mandar os documentos.... tirei documentos a partir de dezembro... eles tem validade?
  • @Tattis a validade das certidões são 6 meses.
  • @vladpen amanhãm já vou ao correio para enviar A Portugal mas acabei de reler como preencher o formulario e que no campo naturalidade tem que colocar o Estado... eu coloquei a cidade que nasci... terei que preencher outro formulario informando somente o estado??
  • @Tatiis naturalidade = cidade e estado.Os vales postais estão suspensos temporariamente.
  • @VLADPEN OU @MARCIA o meu processo foi recebido dia 26/03 na acp, Eu tenho que aguardar meu assento ou posso começar o processo para averbar meu casamento em portugal?
  • @tatiis espere seu processo ser concluído.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.