Envio de dois processos juntos no mesmo envelope.....

Boa tarde ! Sou brasileira e meu marido é português, somos casados desde 2007, o casamento já foi averbado no consulado ......temos um filho de 9 anos.....estamos com a documentação para pedir a cidadania do meu filho e também a minha.....gostaria de saber se posso enviar os 2 processos no mesmo envelope para Lisboa.....pois sei que o meu processo somente em Lisboa....
Desde já agradeço.....
Carla

Comentários

  • @Carla, o processo do seu filho pode e deve ser feito separado do seu.O dele , como filho de português, vc pode pedir na conservatória de Tondela, o processo é grátis e demora poucos dias. Já o seu processo só pode ser feito em Lisboa e é bem mais demorado.

    Este modelo serve apenas para MENOR DE 18 ANOS = http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembro que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
  • Obrigada......seria melhor eu mandar meu processo após o meu filho ter cidadania? Pois seria esposa e mãe de cidadão português......comprovaria maior ligação com a comunidade portuguesa......o que me aconselha? Pretendo fazer mestrado em Portugal este ano e levar meu filho comigo....meu marido só vai no fim do ano pois estará terminando sua pós graduação em dezembro de 2018......
  • @Carla, exatamente isso.Seu filho tendo a nacionalidade, ajuda mto no seu processo .
  • Obrigada pela dica......
  • Mais uma dúvida.....o formulário precisa estar com as assinaturas reconhecidas em cartório por autenticidade e apostilhada? Precisamos assinar na hora (presencial) ou podemos levar assinado? Li em alguns posts que assinamos na hora na frente das autoridades competentes (cartório).....
  • @Carla Dias,
    precisa ter assinaturas do pai e da mãe reconhecidas por autenticidade em cartório.
    Não precisa ser apostilado.

    O reconhecimento por autenticidade tem que ser feito na presença do funcionário do cartório. Não dá para levar assinado. Mas, o pai pode ir um dia, assinar, reconhecer; e a mãe ir noutro.
  • Entendi.....obrigada.....
  • editado July 2019
    Bom dia a todos, aproveitando o tópico...

    Enfim, estou enviando meu processo de naturalização por casamento +5 anos de casado +filha com cidadania Portuguesa.

    Preciso enviar o meu processo para Lisboa correto ?
    Porém estou pensando em enviar o processo da minha sobrinha (menor) no mesmo envelope...(ajudei minha cunhada e estão todos com os docs ok)

    A dúvida é, caso eu envie o envelope com os dois processos para Tondela, eles dão continuidade ao processo da minha sobrinha (menor) e minha aquisição eles redirecionam para lisboa ? ou simplesmente vão me devolver o meu processo?

    Ou envio para Lisboa os dois processos ? tendo em vista que não temos pressa para conclusão de ambos os processos... estou apenas visando economizar uma graninha e dar esse presente pra ela =)

    o que acham ?
  • @Felipe, envie o processo de nacionalidade pelo casamento para Lisboa e o processo da sua sobrinha para ACP do Porto
  • Obrigado !
  • oduoliveiraoduoliveira Member
    editado August 2019
    Ola @Vlad Pen, consegui minha Cidadania por atribuição e já tenho também meu CC e Passaporte. Agora vou enviar os processos de Atribuição dos meus filhos (21 e 23 anos) para o ACP e o processo de aquisição de cidadania da minha esposa (somos casados há mais de 25 anos) para CRC de Lisboa.

    Minha dúvida é se realmente teria que esperar para ter a cidadania dos filhos pronta para poder iniciar a aquisição para minha esposa, visto que já somos casados há mais de 5 anos....

    Sei que tendo a dos filhos ajuda, mas você vê problemas se eu já iniciar agora o processo dela, sem ainda ter a conclusão dos processos dos filhos?

    Complementando... estou enviando juntos os dois processos de atribuição dos meus filhos para a ACP e gostaria de saber se isto poderá gerar qualquer problema... são dois envelopes separados, um para cada, enviados em único envelope da empresa de entregas ARAMEX...

    Grato antecipadamente! Oduoliveira
  • oduoliveiraoduoliveira Member
    editado August 2019
    Complementando... enviei neste tópico a minha dúvida acima, porque também estou enviando os dois processos de atribuição dos meus filhos para a ACP e gostaria de saber se isto poderá gerar qualquer problema... são dois envelopes separados, um para cada, enviados em único envelopes da empresa de entregas ARAMEX... grato, Oduoliveira
  • @oduoliveira se ja tem mais de 5 anos de casados não precisa esperar a nacionalidade dos filhos para pedir a da esposa. Sobre os processos em envelopes separados dentro de um envelope maior , não ha problema
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.