Demora na Analise de processos. CRC Lisboa

Bom dia a todos,
Eu dei entrada no processo em dezembro de 2016, em outubro de 2017 eu consegui o nº do processo e fui informado que ainda estao em analise os processos de junho de 2016. Entrei em contato novamente agora em janeiro de 2018 e informaram que ainda estao analisando os processos de JULHO de 2016. Se for nesse ritmo acho que conseguem chegar no meu processo em 2 anos. Alguem sabe o motivo dessa absurda demora ?

Comentários

  • Todos os consulados portugueses ao redor do mundo remetem seus pedidos para a CRC Lisboa. Ela ainda é a única que faz determinados tipos de processo, então a demanda é altíssima.
    Essa informação de estarem em julho de 2016 não deve estar correta não... Minha mãe deu entrada no Consulado do Rio de Janeiro em julho de 2016, o processo só foi numerado em outubro de 2016, em maio de 2017 houve uma exigência e o consulado do Rio de Janeiro "sentou em cima" do processo até setembro. A nacionalidade dela saiu em outubro/2017, 364 dias depois da numeração.
    A fila anda devagar, mas anda. Quando falar com a Linha de Registos para fazer acompanhamento, pergunte se está em análise ou se tem algum tipo de exigência, pendência. (às vezes eles dizem "aberto no campo do consulado" ou algo assim, quando tem alguma diligência necessária (no caso da minha mãe foi questão de legibilidade do escaneamento da certidão do meu avô).
  • Não digo 2 anos, mas 1 ano e 1/2 é certeza.
  • Sou filho, neto, sobrinho e primo de portugueses, já faz 15 meses que dei entrada na atribuição. Pagamos caro pelo processo, o mínimo de se esperar seria um atendimento mais célere.

  • Ola gente, sou nova aqui no forum. Entrei com o meu pedido de cidadania por atribuiçao em dez/18. Mandei meu processo pelo correio pra Conservatoria de Lisboa. Estive lá pessoalmente na semana passada e fiquei chocada ao descobrir que demoraria pelo menos 1 ano e meio para finalizar.

    Estou desolada, pois tenho planos de mudar pra europa no meio deste ano.

    Ao ler as mensagens do forum, vi que a conservatoria de lisboa é a que tem o pior prazo. E vi muita gente indicando a conservatoria do Porto.

    Quanto tempo esta demorando nas outras conservatorias? E qual é a mais rapida?

    Se valer a pena, vou cancelar meu pedido de lisboa e enviar pra outra, pois só se passaram 4 meses e eu ainda teria que esperar pelo menos 14 meses em lisboa.

    Outra duvida. Posso pedir o cancelamento ao mesmo tempo que envio o novo processo pro Porto? Ou tenho q esperar confirmar o cancelamento pra só depois enviar o novo?

    Nao posso perder tempo.. ja tinha alugado imovel, pedi demissao aqui.. cada mes pra mim faz toda a diferença.

    Agradeço a ajuda de voces!
  • @Camila

    o prazo para cancelamento é de 2 meses e é preciso um processo ser cancelado para vc poder dar entrada em outro processo.O valor pago em questão não é devolvido. Não sei lhe informar os procedimentos para cancelamento .

    OBS.. FAVOR NÃO DUPLICAR A MESMA PERGUNTA EM VÁRIOS TOPICOS
  • E sabes quanto tempo está demorando no Porto para quem entraria com o processo agora?
  • Estou com a ideia de ja mandar a documentacao pro porto.. pagando uma nova taxa..

    E ja mandaria tambem a carta para cancelar em lisboa..

    Mesmo que entre em exigencia.. e eu sanasse assim q a carta chegasse.. talvez fosse mais rapido.. o que acha?

    A documentacao do porto é igual a de lisboa?
  • Outra duvida,

    Posso enviar a copia autenticada em cartorio do apostilamento ao inves da original?

    Porque mandei a original apostilada pra lisboa e vou perder.. fiquei com a copia autenticada do apostilamento.
  • @Vlad pen

    Eu vi em um site.. que só pode entrar com o pedido no porto se tiver pai ou mae portugues.

    No meu caso.. tenho avós portugueses, nascidos em portugal.

    Mesmo assim eu posso entrar com o pedido pelo Porto?
  • @Camilazb, o descendente direto do português está vivo? Se estiver é mais rápido e garantido ele(a) fazer o processo primeiro e, depois, você fazer o processo como filha.
    Processos de netos somente em Lisboa e são bem demorados, pelo menos um ano e meio para serem concluídos além de ter o problema da comprovação de vínculos com a comunidade portuguesa, o que pode levar o processo ao indeferimento.
  • @daniel henriques obrigada pela resposta.

    O pedido do meu pai tambem está em
    Lisboa. Eu teria que pedir o cancelamento tambem. Será q vale a pena?

    O que voce me sugere seria entrar com o processo do meu pai no porto e só entrar com o meu processo no porto depois de ter saído a cidadania do meu pai? Quanto tempo será q demoraria esse tramite atualmente?

    Entao sendo neta eu nao tenho o direito de pedir atraves do porto?
  • @Camilazb, atualmente pelo ACP o processo está levando cerca de 3 a 4 meses mas, primeiro, tem que desistir do processo em Lisboa. Se tentar dar entrada com outro processo no Porto enquanto já tiver outro no sistema esse pedido é indeferido por esse motivo, o primeiro processo aberto que prevalece.
    O ideal era ter feito o processo do seu pai primeiro pelo ACP e, após a conclusão, você faria o processo pelo ACP também, como filha.
    Se der entrada em qualquer conservatória que não seja Lisboa com o processo de neta eles simplesmente encaminham esse processo para Lisboa pois é o local que tem competência para esse tipo de processo.

    Pelo que sei Lisboa leva cerca de 2 meses para arquivar o processo se for feito o pedido de arquivamento e, após isso, poderia dar entrada em outro processo no Porto.

    Se compensa ou não vai depender de você mas fique ciente que nem o valor da taxa nem os documentos são devolvidos então, terá que pagar novamente pelo novo processo e levantar nova documentação. Respondendo também ao seu outro questionamento as certidões brasileiras tem que ser todas originais e apostiladas, não são aceita xerox autenticada para os processos.
  • meu avô (Falecido) era Português, minha mãe já tem o CC e já fez a transcrição de casamento também. Dei entrada no meu processo de cidadania, e está no CRC Lisboa desde 10/2018. O tempo de espera é mais de um ano também?
  • @jonattan, todos os tipos de processo por Lisboa demoram pelo menos um ano, lá a fila de processos é muito grande. Se seu processo é atribuição de mãe para filho atualmente estão sendo finalizados os processos com 12 a 15 meses da entrada.
  • @Daniel Henriques, Obrigado pela informação.
  • Caso eu dê entrada no processo do meu pai pelo Porto.. após esse prazo de 4 meses que vc me falou.. ja posso dar entrada no meu?

    Ou vou ter que aguardar ele fazer a identidade portuguesa e passaporte primeiro?

    Esse prazo de 4 meses já é com a identidade e passaporte prontos?
  • @Camilazb, assim que o processo do seu pai for concluido, vc ja pode dar entrada no seu processo.Não precisa seu pai ter o CC e nem o passaporte.
  • Boa noite pessoal,

    Escrevi para o seguinte e-mail para perguntar o status do processo da minha mãe (atribuição de netos pela lei nova):

    rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt

    e me responderam hoje, achei estranho tamanha velocidade na resposta haha

    Será que esse endereço é frio? É da conservatória mesmo? Alguém conhece?

    Obrigada,

    Babi

  • @babi_mb,
    Nesse e-mail você só consegue informações genéricas. Eles são respondidos com resposta pronta, quase sempre iguais.
    O melhor é realmente ligar para linha de registros.
    Quando você entrou com o processo, o seu já está perto.
    O meu já tem 19 meses. Eu só ligo para linha de registro.
  • preciso da ajuda de voces que sao os entendidos no tema. Dei entrada por correio ao Conservatorio de Lisboa em 16 de ouubro de 2018, sou filha de portugues. Ate agora nao consegui que me atendessem o telefone, para que me informem o numero de processo, e dai conseguir a senha para saber o estado atual do meu processo. Nem sei se receberam. Quem me pode ajudar e dar alguma ideia como faco para conseguir alguma informacao a respeito
  • @RMARINS...Lisboa é a Conservatória de que leva mais tempo para concluir processos...Pela data de chegada do seu processo por lá...Sua Atribuição deve ser finalizada em Março ou Abril de 2020...(Se não houver exigência)...

    As únicas maneiras de acompanhamento estão descritas abaixo...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13780/como-acompanhar-o-processo

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/199102/#Comment_199102

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/199352/#Comment_199352

    Paciência e Boa Sorte...!!!
  • Bom dia, alguém saberia informar o tempo previsto de conclusão dos processos de atribuição para filhos de portugueses que deram entrada no fim de agosto ou início de setembro na Conservatória de Lisboa? Desde já agradeço.
  • editado September 2019
    @GFC 15 a 18 meses
  • @Vlad Pen, obrigada. O que houve para que o prazo tenha aumentado tanto? No final de 2017 soube de casos terminados em 3 meses. Achei que estivessem levando uns 6 meses.
  • Por favor, compartilhem comigo esse modelo de solicitação de prioridade por doença. É urgente!
  • Bom dia,
    o processo da minha irmã chegou na fase 7 e está com a seguinte mensagem: "O seu processo de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registo de Cidadão Português."
    Só para salientar que o processo dela foi recebido em Lisboa no fim de Maio de 2018.
    Ou seja, eles deve estar analisando processos entre fim de maio e começo de Junho.
  • @jonattan ótima notícia, bom saber que os processos estão andando! vc poderia informar pelo menos o começo da numeração do processo da sua irmã pra gente ter uma noção? (57xxx/18, por exemplo) obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.