Envio de vale postal e documentos

Bom dia galera! Já estou com todos os documentos prontos para o meu processo de atribuição através do meu pai que é português. Esse formulem sido extremamente esclarecedor já que estou fazendo tudo sozinha. Assim como muitos colegas, desisti de tentar agendar no consulado do RJ. Vou enviar para o ACP, que pelo que tenho visto parece que tem tido uma maior agilidade. estou com dúvidas em relação aos documentos. Posso enviá-los assim que enviar o vale postal, tipo no mesmo dia? Li que o vale tem uma validade e por isso fiquei com receio de ter um desencontro de prazos. Alguém sabe quanto tempo leva para o pagamento dos documentos serem recebidos em Portugal? E forma de envio dos documentos ideal é por Sedex EMS, certo?

Comentários

  • @sandraelena08

    Envie os documentos no mesmo dia q fizer o vale postal.Vc pode enviar pelo correio SMS ou DHL .O Vale Postal tem prazo de validade sim.
  • Vlad Pen obrigada pela pelas dicas. Vc tem indicação de alguma agência do correio aqui no RJ que tenham conseguido postar recentemente? Quero fazer isso amanhã. Estou pensando em ir na agência da 1º de março. Algumas pessoas falatram por aqui que conseguiram lá mas tenho que falar que é pra pessoa física e manutenção de residentes, né?
  • editado January 2018
    @sandra não diga q é para pessoa jurídica. Diga apenas q é para manutenção de residentes IRN,IP..Acho q essa Ag. da 1°de Março deve estar fazendo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
  • Ok. Obrigada!
  • Vlad por favor confirma pra mim se tá td certo na relação dos meus documentos para envio ( bate um receio que ainda falte algo...)
    Minha certidão de nascimento original de inteiro teor por cópia reprogáfica apostilada,
    Cópia autenticada e apostilada do meu RG,
    Cópia simples do assento de nascimento do meu pai, com o casamento dele já averbado no verso ( o casamento foi aqui no Brasil e minha mãe tbm é portuguesa),
    Formulário 1C preenchido e assinado reconhecido em cartório por autenticidade,
    Cópia autenticada da minha certidão de nascimento (tirei uma recente) já que o nome do meu RG e do preenchimento do formulário 1C é de casada e a minha certidão de nascimento consta o nome de solteira (o casamento está assinalado no verso da certidão)
    Tem mais algum documento que devo enviar? Foto 3X4 não precisa né?
    Vou enviar os documentos para o ACP.
    Obrigada!!!
  • Desculpe o último item me enganei...não é cópia autenticada da minha certidão de nascimento e sim de casamento. Já estou ficando doida ...ansiosa demais para concluir esse processo de envio..
  • @sandraelena08 não precisa enviar fotos.A documentação ta em ordem.Coloque um cópia do vale postal junto com os documentos.
  • Ok. Muito obrigada!
  • Bom dia!
    Acabei de fazer o vale postal e enviar os documentos ao ACP pela agencia dos correios da 1 de março no centro do RJ. Sem nenhum entrave. Graças a Deus!!!
    Segui as valiosas dicas dadas aqui no fórum para o prenchimento e a finalidade: (manutenção de residentes).
    Agora é continuar rezando para tudo dar certo!
    Obrigado a todos que me ajudaram a ultrapassar mais essa etapa!
  • editado June 2018
    gostaria de tirar uma duvida, sobre o tema.
    quando for fazer o vale postal nos correios, informo que é para o IRN e coloco o endereço do ACP para o envio dos documentos? precisa informar que a finalidade é "manutenção de residente", como a colega Sandra disse?
    Li algo sobre envelope de plastico, é necessário? ou pode ser comum, estou cotando o envio pela DHL.
    Peço desculpas caso tenha essas informações no fórum, realmente não encontrei.

    obrigada.
  • editado June 2018
    @cynthiamarrafa isso! Você enviará para IRN, IP e deve mencionar que é para manutenção de residentes. Não se esqueça de anexar uma cópia do comprovante junto à documentação e de anotar o número do vale no formulário 1C (ele possui 10 digitos).

    Não, esse do envelope é para tirar o cartão do cidadão e o passaporte. Mas, neste caso, eles aceitam até aqueles envelopes de papel. Para anexar os seus documentos use um envelope comum.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.