Apostilamento- ensino superior

Boa noite. Eu tenho algumas duvidas sobre validação do meu curso superior em Portugal:

1- Eu preciso apostilar apenas o diploma e o histórico, ou preciso apostilar também outros documentos? (como ementas do curso)
2- Além disso queria saber se é necessário pedir tradução do histórico uma vez que a classificação de notas no Brasil (1 a 10) é diferente da classificação em Portugal (1 a 20).

Obrigada.

Comentários

  • Bom dia, @Sara.

    sobre a validação do curso superior, terá que entrar em contato diretamente com a Universidade que te dará esta equivalência. Cada uma trabalha de uma maneira, e fica difícil rotularmos. Além do mais, cada faculdade, dentro das Universidades, tb têm suas peculiaridades.

    Porém, te respondendo pelo que já vi, apostilar o histórico e diploma (as ementas e o fluxo tem que verificar).
    Soube de 5 casos que pediram a tradução das notas.
  • Sugiro a todos q queiram a equivalência, que procurem por universidades q cobrem uma pequena taxa p avaliar o processo e cobrem o restante após a avaliação (acho q a Universidade do Minho age assim). Eu paguei 492 euros no Instituo Politécnico de Lisboa (IPL), na Eselx, para a equivalência de pedagogia (meu curso foi de 4 anos), eles demoraram 1 ano e 1 mês para darem a resposta e a resposta foi negativa. Recusaram a equivalência alegando que os créditos não eram suficientes. Portanto fiquem atentos!!!! Eles não devolvem nem um centavo do dinheiro.
    Boa sorte a todos
  • @sandra de paula Mas eles devolveram a documentação?

    Outra questão pessoal, no meu diploma de ensino médio possui três assinaturas, já reconheci duas por autenticidade. Porém a terceira está impossível, será que tem problema de se apostilar somente com duas reconhecidas?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.