Como entrar em uma faculdade portuguesa com cidadania

Olá! Tenho cidadania portuguesa, mas sempre vivi no Brasil, e aqui conclui meu ensino médio. Porém, pretendo fazer faculdade na Universidade de Coimbra, mas não sei como proceder. O que devo fazer? Por onde comecar? Do que preciso? Aos que puderem me ajudar, muito obrigada!
«1

Comentários

  • Sei que algumas faculdades portuguesas aceitam ENEM, mas agora fiquei em dúvida se para quem tem nacionalidade portuguesa é aceito como forma de ingresso...
  • @Agatha, o ENEM nao vale para cidadaos portugueses. Mesmo os que têm dupla cidadania e nao morem em Portugal. na internet tem uns videos sobre este assunto bastante esclarecedores. Voce tera que concorrer via exames nacionais em Junho
  • @cristina, vc tem alguma dica de vídeos? Muito obrigada pela ajuda!
  • Olá Agatha, estive me Portugal em Janeiro com minha filha que já tem cidadania e faz faculdade no Brasil e em todas as Universidades que fomos me informaram que ela precisa fazer o exame nacional para concorrer tanto à transferência como ao ingresso no curso desde o início. Consulte o site da DGES para saber mais sobre os exames, caso interesse. O prazo de inscrição para 2018 encerrou semana passada mas é possível fazer ainda, pagando multa. O problema é que o processo não é online. Tem que procurar uma escola lá.
    http://www.dges.gov.pt/guiaexames/

    No youtube também tem alguns vídeos sobre o processo. Eu vi o da Larissa abaixo e as informações dela batem com o que obtivemos lá. Espero que te ajude.


  • Queria aproveitar este tópico para tirar uma dúvida: quando é o período de inscrições das Universidades? Eu pretendo estudar em Coimbra, mas também gostaria de ver outras opções além desta que mencionei.

    Eu tenho ensino médio completo e tenho mais de 23 anos de idade. Tem alguma diferença para este tipo de candidatura?
  • @Pedro Antonio Pereira Jr., quem tem mais de 23 anos não precisa prestar os exames nacionais, mas sempre ficará dependente das vagas restantes, de acordo com cada curso.

    Creio que o período de inscrição para o ano lectivo 2018/2019 já terminou.
  • @caiodib essa fase das inscrições começa em Junho, correto?
  • editado July 2018
    @Pedro Antonio Pereira Jr., tem de ver cada edital, mas a época é esta mesma, e os resultados da primeira etapa já saíram.
  • Só uma adição, existem candidaturas abertas e Universidades que aceitam matrícula até 31 de julho. Veja as regras de cada uma
  • @caiodib valeu pelas informações! Tenho uma boa noção de como proceder com isso.
  • http://www.universia.pt/

    neste site vc encontra uma listagem com todas as universidades e cursos disponíveis

    eu fui aprovado num mestrado de engenharia civil na Universidade Nova de Lisboa.
    Foi bem tranquilo, tudo online
    Recebi o aceite antes mesmo de pagar a taxa
  • Valeu pela dica, xará!
  • Prezado @caiodib, meu cordial bom dia. Gostaria, na medida do possível, da sua ilustre orientação sobre "como estudar em Portugal". Me chamo Marcelo, policial no Estado do Rio de Janeiro e que estou prestes a aposentar agora no mês de dezembro/2018 e com o propósito de ir morar em Portugal. Já acabei de finalizar o processo de atribuição da minha mãe e estou terminando a transcrição do casamento dela para que eu dê início a minha atribuição e e consequentemente o de minha filha. Como dito aqui, meu desejo é me mudar em definitivo para Portugal e minha filha estudar por lá (hoje ela está cursando o 2º período de odontologia aqui no RJ) e gostaria de saber quais as orientações que você pode me repassar.
    Desde já ficam aqui os meus agradecimentos.
  • Olá @Marcelo Marques, o que eu posso falar de odontologia é o seguinte.
    Em Portugal, odontologia é uma especialidade da medicina e todos os dentistas são médicos-dentistas.
    Se a ideia for continuar na odontologia, sugiro que ela termine o curso aí no Brasil, pois caso contrário, ela terá de prestar medicina cá, e dependendo da idade dela, ela terá de ingressar pelas provas de acesso nacional.

    Basicamente é o que sei do curso de Odontologia.

    Espero ter ajudado.
  • Caiodib
    Aproveitando do seu conhecimento sobre o assunto tenho a seguinte pergunta:
    Meu processo de cidadania está neste momento em registro, vou fazer a convolação e passar a cidadania para meu filho menor de idade em um ano acredito. Meu filho pretende fazer Universidade em Lisboa. Pelo que entendi como português ele terá que prestar os exames nacionais correto? Gostaria de saber
    1) Ele precisa validar o diploma de conclusão do segundo grau? Isso é via consulado?
    2) O que são as 3 fases do exame nacional? Consegue me explicar?
    Obrigada,

  • @ClaudiadaNatividade,

    Ele precisará fazer a equivalência do 2º grau em uma escola secundária, e precisará do histórico escolar completo apostilado. Veja uma escola na região onde forem viver.
    As respostas sobre o concurso nacional de acesso podem ser vistas aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/175438/#Comment_175438
  • Pessoal, meu irmão com dupla cidadania não consegue entrar com o Enem? Mesmo pagando como se Brasileiro fosse?
  • @Yuri Santos, não. Como ele tem nacionalidade portuguesa ele só pode e deve usá-la em Portugal, ficando vedado o uso de outra nacionalidade para qualquer finalidade.
  • @caiosib entendo! O problema é que tem faculdades aceitando desde que assine um termo se garantindo pagar como estrangeiro até o fim da faculdade. Pois nesse caso, ele é brasileiro natural e reside a menos de 2 anos cá.
  • @Yuri Santos, tenha cuidado com isso, pois pode sair ainda mais caro se der problema.

    Inclusive tem Universidades que solicitam que estrangeiros assinem um termo de compromisso afirmando não terem nacionalidade portuguesa para ingressar, pois algumas pessoas se matriculavam como estrangeiro usando as cotas para estrangeiros e solicitavam redução de propinas por serem portugueses.
  • @caiodib sim, estamos verificando sim. A questão é que se começa a ter os termos em que você garante que vai pagar como estrangeiro ou pague a faculdade toda como estrangeiro na matrícula.
    Você saberia os riscos jurídicos de uma inscrição nesses moldes? Um brasileiro nascido no Brasil, com o ENEM, aprovado como brasileiro e recém chegado a Portugal. Se ele pagar a faculdade toda como estrangeiro no ato da matrícula, qual o risco que ele pode correr?
  • Aqui no Brasil um brasileiro c dupla nacionalidade não pode opte por usar outra nacionalidade q não a brasileira porque aqui ele é brasileiro. Em Portugal mesmo não tendo nascido la é tão português quanto quem nasceu. Lá é só português. Até o passaporte brasileiro agora diz q nos países nos quais o portador tb tenha nacionalidade a ajuda do consulado brasileiro é reduzido. Porque la a pessoa é nacional daquele país. Normalmente as faculdades pedem uma declaração de honra q não é português. É como vai fazer usar documentos de português na vida fora da faculdade e de brasileiro dentro. Sendo q como brasileiro tem q ter visto ou autorização de residência. Não é mais fácil fazer os exames nacionais?
  • @Yuri Santos, as punições para isso são as mesmas aplicáveis nos casos de falsidade ideológica.
    É como a @TeresaFarias17 disse.

    Mais vale fazer o exame nacional. Se já vai estudar para o ENEM, é só estudar para os exames nacionais.
  • Obrigado pelos esclarecimentos galera! Já desistimos da ideia.. Alguém sabe como se chamam os cursinhos de pre vestibular aqui em Portugal?
  • @Yuri Santos, Comece por aqui: http://www.dges.gov.pt/guias/
    Aqui pode consultar o tipo de curso desejado e as matérias a estudar.

    Geralmente as próprias Universidades fazem cursos preparatórios para os exames nacionais.

    Veja esse site: http://www.forum.pt/index.php/saberes/328-acesso-superior/20099-entrar-no-ensino-superior-passo-a-passo

    Depois é só procurar, estando cá é mais fácil.
  • Obrigado!!
  • Pessoal, estou pretendendo me candidatar ao mestrado em Portugal entretanto meu processo de cidadania ainda está em análise. Pelas minhas previsões eu já teria um posicionamento agora em março mas está tendo um atraso em relação ao ano passado e como as inscrições para alunos internacionais finalizam a 1º fase no fim do mês não gostaria de contar com a cidadania para isso.
    Acontece que as universidades solicitam a assinatura de um termo de compromisso garantindo que o aluno não tem cidadania portuguesa. E se eu for aprovada como aluna internacional e minha cidadania sair? Como proceder?
    Me reinscrevo como nacional no outro processo?
    E se eu for aprovada no processo internacional e minha cidadania sair depois? O fato de a cidadania ter saído após a aprovação no processo internacional me exime dessa "não conformidade" desse termo de compromisso ou isso é na matrícula?

    Já verifiquei com as universidades de posso apresentar os documentos de cidadã no momento da matricula (setembro) para me inscrever como nacional mas fui informada que esses documentos são necessários para a candidatura.
  • @Paula Bastos, terá de escolher entre fazer o processo como nacional ou assinar o termo de compromisso.
    Se escolher a segunda e a nacionalidade ficar pronta, a inscrição deixará de ser válida pelo facto de não estar mais em conformidade com o termo assinado.
  • Boa tarde a todos e todas!
    Se alguem puder me esclarecer algo eu ficaria muito feliz. O curso que quero fazer, História, diz o seguinte:

    Provas de Ingresso
    Uma das seguintes provas:
    06 Filosofia
    12 Hist. da Cultura e Artes
    11 História
    18 Português

    O que isso quer dizer?
    Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.