Vice-Consulado nao informa numero de processo nem responde telefonemas

Ola,

Meu pai deu entrada no processo de atribuicao dele cerca de 8 meses atras no vice-consulado de Fortaleza.

Fazem ja 2 meses que tentamos entrar em contato com o consulado para saber do andamento do processo e pegar o numero do processo. Infelizmente, eles nao respondem emails e nem atendem ligacoes. Meu pai mora perto de Natal, RN o que torna complicado para ele ir pessoalmente no vice-consulado tentar pegar essas informacoes.

Gostaria de saber se existe algum outra forma de conseguir o numero do processo, saber do andamento dele ou, pelo menos, saber se meu pai ja tem sua cidadania. Nosso objetivo eh conseguir minha cidadania, nao a dele, entao so nos interessa que saber se o processo foi concluido, ou nao, para que possamos dar entrada no meu.

Obrigado!

Comentários

  • @Iandan liga na linha Linha de Registro e peça para verificar.

    (351) 211950500 opcão 1, depois opção 1 novamente.. ligue cedo.
  • E pergunte pelo estado do processo, e se tem alguma pendência/exigência. Porque quando dei entrada na nacionalidade da minha mãe via consulado do Rio, o consulado ficou uns 2 meses "sentado em cima" do processo... Descobri por acaso em contato com a LR, quando um atendente um pouco mais sagaz deu a dica que o processo estava "aguardando diligências por parte do Consulado do Rio de Janeiro" fazia já uns 2 meses (e eu já tinha ligado pra LR durante esse tempo.
    Se bem que 8 meses pra pedidos via consulado é o tempo ~normal~...
  • Obrigado pela respostas @Vlad Pen e @jhmelman! Infelizmente meu pai ja tentou ligar para a LR para pedir informacoes mas sem o numero do processo eles nao conseguem informar.

    Estou preocupado com isso tambem @jhmelman, nao confio nesse vice-consulado dado a falta de comunicacao deles.

    Voces teriam alguma outra idea do que fazer nessa situacao? Tem alguma forma de pesquisar o numero do processo sem ser via consulado?

    Obrigado!
  • editado January 2018
    @iandan
    Insiste na Linha de Registos, sempre consegui pedir informações sobre o processo da minha mãe, quando dei entrada pelo consulado do RJ, bastando informar o nome completo e data de nascimento...
    Outra possibilidade, pelo menos para esse momento de desespero sem qualquer informação há 8 meses, é mandar um email para rcentrais.consulados@irn.mj.pt informando os dados da pessoa para pesquisa (informe nome, data de nascimento, qual consulado deu entrada, data), eles costumavam responder em alguns dias. Aproveite e pergunte o número e se o processo caiu em exigência ou se houve qualquer problema no andamento.
    O lado ruim de enviar email é impactar o trabalho do setor, mas no seu caso, mande um email, sim, você já "pagou o pedágio" pra recorrer ao email.
  • @jhmelman,

    Obrigado pela orientacao! Tentarei novamente a linha de registros e ao mesmo tempo manderei email perguntando. Espero que de certo!
  • @iandan
    Beleza! Boa sorte!
  • @jhmelman,

    Tentando enviar o email hoje, reparei que ja tinha enviado anteriormente um email para esse setor de lisboa. Informei no email nome,nasciment e filiacao. Essa foi a resposta que recebi:

    Exmº Senhor/a

    Relativamente á sua solicitação, informa-se que os dados que forneceu são insuficientes para efetuar qualquer pesquisa nos sistemas informáticos disponíveis na Conservatória.

    Deste modo, solicita-se que, além do nome completo (de solteira, se for casada) , da filiação, data e local de nascimento, informe esta Conservatória qual o processo que pretende que seja localizado e qual o fundamento do pedido de nacionalidade.

    Caso lhe tenha sido dirigido algum ofício, por parte destes serviços, seria útil que o digitalizasse a fim de possibilitar uma melhor e mais eficaz localização do processo em apreço.


    Tratando-se de processo/registo lavrado nalgum Consulado, deverá informar de qual o Consulado e qual o numero de processo atribuído.


    Com os melhores cumprimentos

    A Ajudante, Maria do Rosário C.Almeida
  • @iandan
    Manda de novo com as informações que tiver (menos o número de processo, que é justamente o que você quer saber)... Que jeito... Uma hora vão parar de inventar novas dificuldades e vão mandar... (note que é uma resposta-padrão, fala em "nome de solteira se for casada" para o processo do seu pai!)
    Mas, de qualquer forma, continue tentando na LR e no Vice-Consulado, vai que dá sorte...
    Boa sorte!
  • @jhmelman,

    Ainda nao tive tempo de falar na LR. Liguei mas demorou a antender e tive que desisitir. No entanto, me responderam por email, segue copia abaixo. To ficando sem saber oq fazer. A unica coisa que achei estranho foi ele ter falado no meial consulado do Rio de Janeiro quando eu dei entrada pelo vice-consulado de Fortaleza.

    ----

    Exmº Senhor/a

    Efectuadas as pesquisas no sistema informático (Siric), informa-se não foi ainda localizado o processo em causa, pelo que tudo indica ainda não ter sido lançado em sitema pelo Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.

    Deverá por isso V.Exª contactar o Consulado onde deu entrada do processo, uma vez que se pode dar o caso de se encontrar em falta algum documento, podendo ser essa a a razão de não se encontrar em sistema.

    Contudo, desde já se informa que dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, e, uma vez os assentos encontram-se a ser integrados de acordo com a data de entrada em sistema. , tratando-se este de um processo recente em sistema, após ser lançado pelo Consulado, caso pretenda que o mesmo seja apreciado com carácter de urgência, deverá juntar prova documental da urgência alegada, após o que o pedido será reencaminhado ao senhor Conservador , estando sujeito a decisão superior.

    Alerta-se ainda que o motivo “ Viagens”, não poderá este ser considerado motivo de urgência.

    Com os melhores cumprimentos

    O oficial Jorge Pontes
  • Não sei se o Vice-Consulado de Fortaleza é subordinado ao do Rio ou envia os documentos para o Consulado do Rio... É possível... Nesse caso, tente também contato com o consulado do Rio (o que não é muito alentador, eles são bem complicados) explicando a situação, informando os dados e copiando esse email que você reproduziu aí em cima...
    Mas que confusão esse processo, hein? Pior que quando eles lançarem, ainda vai ter o prazo da CRC Lisboa... :(
    Mas não desista, alguém está "sentado em cima" desse processo, ou em Fortaleza, ou no Rio...
  • Se realmente eles nao tiverem lancado e eu tiver que esperar ainda o prazo do CRC Lisboa.... eh de lascar. Tomara que nao seja o caso.

    Que fique registrado aos amigos aqui do forum para nao dar entrada pelo vice-consulado de Fortaleza que la eh uma palhacada sem fim.
  • @jhmelman e amigos do forum,

    Finalmente a mulher do vice-consulado respondeu e mandou uma foto do sistema deles. Aparemente o processo do meu pai foi numerado XX/2018 e parece que so foi numerado agora esse comeco de ano. Achei estranho, no entanto, essa numeracao. Diferente das demais que tem 5 digitos antes do ano. Alguem sabe dizer se isso eh normal?
  • Ela confirmou hoje. A numeracao eh essa mesmo XX/2018. Entao agora comecam os 8 meses la em Portugal.
  • Bom, que bom que já está andando e você já soube do processo. Esses 8, 9 meses que já passaram, já era. A numeração deve zerar a cada ano, o pessoal devia estar esperando pra ver se fazia o processo 1/2018.....

    Agora, recomendo ligar periodicamente para perguntar do andamento do processo para a LR. 1 vez por mês ou algo assim e ver se não tem nenhuma pendência ou exigência, porque nem a CRC entra em contato direto contigo, nem o Vice-consulado, pelo visto...

    E quando for fazer a transcrição de casamento do seu pai e a sua nacionalidade, nada de vice-consulado, manda direto pras CRCs.

    Mais uma vez, boa sorte no seu processo, que ande tudo bem daqui pra frente!
  • @jhmelman,

    Farei isso! Acabei de ligar para LR para confirmar aqui e confirmaram a situacao do processo.

    Com certeza, a gnt fez no consulado por conta de facilidades na documentacao. Mas no meu caso temos tudo vai ser mais simples.

    Obrigado pela ajuda meu caro!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.