Duvidas na documentacao para filhos de mae portuguesa adquirida por atribuição - divorciada no Brasi

Boa tarde. Gostaria de uma ajuda de vocês a respeito da documentação para atribuição. Minha mãe acabou de se tornar cidadã portuguesa e quero tirar a cidadania para mim e para minha irmã. O problema que minha mãe é divorciada no Brasil, mas Portugal não reconheceu o mesmo, permacendo como casada por lá. Fiz bastante pesquisas no site e não achei nenhuma situação parecida. Meu pai é brasileiro e foi ele que registrou meu nascimento no Brasil. Que documentos preciso enviar neste caso, com relação ao casamento de meus pais (vi que teria que fazer atribuição do casamento, é isso)? Estou pensando em mandar direto para Portugal, pois pretendo estudar neste ano e teria que ter a cidadania até Setembro. Vocês tem alguma sugestão de como proceder? Agradeço imensamente a ajuda, este site é realmente incrível para ajudar as pessoas a tirarem sua cidadania!

Comentários

  • @JuCastro pelo que entendi sua mãe já fez o processo de transcrição de casamento, é isso?O divórcio brasileiro tem que ser homologado judicialmente em Portugal, infelizmente esse processo só é feito com advogado. Caso sua mãe já tenha transcrito o casamento pode juntar sua documentação para seu pedido de atribuição, se ainda não foi feito terá que transcrever o casamento dela primeiro.
    Sobre o processo de atribuição pode ver a documentação em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
    Caso seja necessário a transcrição de casamento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • JuCastroJuCastro Member
    editado January 2018
    @DanielHenriques, obrigada pela ajuda. Acredito que ela tenha feito a transcrição do casamento sim, como posso ter certeza disso? Quando demos entrada, eu mandei sua certidão de casamento com divórcio averbado, documentos do meu pai, justamente porque me informaram que tinhamos que registrar seu casamento em Portugal, e quando fomos ao consulado fazer o processo para solicitar o cartão do cidadão portugues, disseram que para ela homologar o divórcio, teria que contratar mesmo um advogado em Portugal. Por isso fiquei na duvida com relação a esta transcrição do casamento, eu consigo consultar em algum lugar se ja foi feito?
  • @JuCastro com o consulado pediu os documentos de seu pai e deu as instruções para homologar o divórcio acredito que tenham feito a transcrição sim, para confirmar mande e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informe os dados de sua mãe (nome de solteira e casada, data de nascimento, filiação, se o consulado tiver te informado número e ano do assento) e pergunte qual o estado civil consta. Eles costumam responder rápido.
  • @danielHenriques muitissmo obrigada!
  • @JuCastro,
    pelo visto, sua mãe ainda não fez a transcrição de casamento.
    Você mencionou que ela acabou de se tornar portuguesa.

    Acho que é mais fácil perguntar a ela se enviou os documentos para a transcrição (que é outro processo, separado da nacionalidade, e só pode ser feito depois que se torna portuguesa). Pergunte, por exemplo, se ela enviou a certidão de nascimento do seu pai. Se não enviou, então não tem casamento transcrito.

    E nem adianta enviar email. Com a greve desses dias, é bom a gente tentar evitar escrever sem necessidade. Veja se é fácil buscar essa informação com sua mãe mesmo.

    Para você pedir a sua nacionalidade, terá que transcrever o casamento deles.
    Se sua mãe não for morar por lá, pode ficar como casada, sem problemas.
    Mas, se ela resolver sair do Brasil, o ideal é mesmo homologar o divórcio. Mas, isso, pode ser feito a qq momento, após a transcrição, ok?
  • @marcia, ela acabou de se tornar portuguesa, mas enviamos a certidão de nascimento do meu pai no inicio do processo de cidadania. Eu que fiz todo o processo da minha mãe, mas lembro de ter achado estranho ter que enviar documentos do meu pai, inclusive a certidão de nascimento dele. Ela tem uma visita ao consultado este mês, por conta do passaporte, vou ver se ela consegue perguntar lá.
    A principio ela não vai morar lá, mas deve ir daqui uns 2 anos. Aí faremos todo o processo de divorcio!
    Obrigada pela ajuda!
  • @JuCastro,
    Você lembra de ter preenchido o requerimento para transcrição? É um documento à parte.

    Se não consegue saber se pediu a transcrição, mande o email, conforme o @Daniel colocou.
  • Não me lembro de ter preenchido este requerimento. Você sabe se demora para fazer este processo? Eles não me responderam ainda, vou ter que segurar a ansiedade um pouco! Obrigada!
  • Oi, @JuCastro.
    Demora cerca de 1 mês.
    Mande então, os documentos para Ponta Delgada.
  • Bom dia tenho uma duvida?
    A vo da minha esposa e´ Portuguesa ( Ja temos a Certidão de Nascimento dela), gostaríamos de de fazer a atribuição para minha sogra e depois para minha esposa. Pergunta 1: Sera necessário fazer averbação do casamento da vo(casada com brasileiro aqui no Brasil)? 2: Esta averbação poderá correr junto com o processo de atribuição da sogra ou terei que aguardar a atribuição para iniciar o processo?
  • @WESLEY..primeiro a transcrição de casamento da avó portuguesa da sua esposa (se ela casou no Brasil) e depois a atribuição da sua sogra.
  • Obrigado Vlad a Ju também esta passando algumas informações... Sera necessário fazer alguma transcrição de óbito? Uma vez que a avo Portuguesa e o avô Brasileiro são falecidos?

  • @WESLEY não precisa transcrever óbitos.
  • Olá @Marcia!
    Você comentou acima que o divórcio em Portugal pode ser feito a qualquer momento após a transcrição do casamento.
    A dúvida é: minha mãe também é divorciada do meu pai, brasileiro. É pré requisito ou não que o divórcio da minha mãe seja realizado lá em Portugal, para que eu possa dar entrada na minha Atribuição?
    Obrigado!
  • @Heitor, ja respondi suas dúvidas IN BOX.
  • @Heitor Pinheiro

    Já respondi seus inbox. Favor escolher somente um moderador para te orientar
    Obrigada
  • @Heitor Pinheiro,
    Vi mensagem sua no meu inbox mas ainda não tinha tido tempo de responder, lendo o fórum vi que você já fez pelo menos algumas das perguntas que me fez inbox no fórum e agora vejo que mandou também para os moderadores.
    As pessoas aqui dedicam parte do seu tempo livre para ajudar os outros, fico bem chateado quando vejo esse tipo de comportamento pois, o tempo ads pessoas é escasso e seria melhor aproveitado orientando outras pessoas ao invés de ficarem todos respondendo as mesmas perguntas de uma pessoa apenas.
    Por favor ou poste suas dúvidas no fórum ou envie para alguma pessoa/moderador e aguarde a resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.