Tripla cidadania - brasileira, portuguesa e americana - pode?

Pessoal, estou com uma dúvida e minhas pesquisas não estão sendo esclarecedoras. Tres casos diferentes:
-o primeiro é o meu: brasileira nata, aplicando para portuguesa por atribuição (filha de português), e aplicando em breve também para americana por naturalização (tendo green card e residindo no país ha muitos anos). Posso ter as três?
- meus filhos: americanos nato, brasileiros por serem filhos de brasileiros, posso também atribuir a portuguesa depois que eu for portuguesa? Eles poderão ter as três?
- meu marido: brasileiro nato, vai aplicar para americano por naturalização (green card), e eu aplicaria para português por casamento comigo quando eu tirar a portuguesa. E ele, poderá ter as três? Existe uma ordem preferencial pra aplicar, primeiro americana por naturalização ou primeiro portuguesa por casamento?

Comentários

  • Não sei se há alguma exigência de parte dos Estados Unidos. Para alguns casos nos EUA, a pessoa tem que abrir mão das outras nacionalidades.
    A brasileira você não perde quando tem uma atribuição (nacionalidade originária), mas quando é uma naturalização, você pode perder (embora possa readquirir). Acredito que para a portuguesa seja um caso semelhante.
    Você provavelmente vai encontrar informações a esse respeito nos consulados/embaixadas desses países (do Brasil/Portugal nos EUA, dos EUA no Brasil/Portugal, de Portugal/EUA no Brasil), muitas vezes há orientações para cidadãos que podem ser afetados.
  • Acredito (mas não sei dizer com certeza) que os seus filhos possam ter as três, mas você e seu marido não.
  • editado December 2017
    Seus filhos poderão ter as 3 (se menores de 18 anos). Eu tenho uma filha americana também e aplicarei em breve para a cidadania Portuguesa dela. Em algumas situações os EUA poderá implicar com o fato de 3 nacionalidade no seu caso e do seu marido, já que a Americana será adiquirida. Eu aconselharia tirar a portuguesa antes de receber a Americana, Porque entrar em um processo de outra cidadania apos receber a Americana pode fazer com que eles impliquem e você perca sim sua Americana. (precisará verificar isso com algum orgão do Governo nos EUA).

    https://travel.state.gov/content/travel/en/legal/travel-legal-considerations/Advice-about-Possible-Loss-of-US-Nationality-Dual-Nationality/Dual-Nationality.html

    You will no longer be an American citizen if you voluntarily give up (renounce) your U.S. citizenship. You might lose your U.S. citizenship in specific cases, including if you:

    Run for public office in a foreign country (under certain conditions).
    Enter military service in a foreign country (under certain conditions).
    Intentionally acquire citizenship in a foreign country except if you acquire it through marriage to a foreign national; you may become a dual national instead.
    Commit an act of treason against the United States.


    Se descobrir lá nos EUA, volta aqui para nos falar. =)
  • @mei na Europa costuma-se dizer que quando vc vai para os Estados Unidos..vc vai para a América!
  • Paulo, acho o pessoal aqui do fórum super solicito, todos me parecem dispostos a ajudar e não a criticar. Me desculpe se o termo que usei no título da minha pergunta o ofendeu.
  • Só acrescentando, já que não acho que cometi erro capital, o próprio governo brasileiro usa alternadamente os termos dupla nacionalidade e dupla cidadania, como você pode conferir aqui no site do ministerio das relações exteriores: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/dupla-nacionalidade
    De repente, já que vc me deu conselho sobre o cuidado com o uso da língua portuguesa, vou te dar também um conselho: opte pela gentileza e sensibilidade quando não puder se controlar ao apontar os erros e defeitos dos outros, sim? ;)
  • O site do Consulado Português também fala em “solicitar cidadania portuguesa.” Veja: http://consuladoportugalsp.org.br/brasileiros-dobram-investimentos-em-portugal/

    Gente, me desculpe mas que sensação chata a gente ser chamada a atenção assim, em público, sem nem ter tanta razão e de maneira pouco gentil... “nível de instrução pré-maternal”, por conta de uma confusão de termos que são usados como sinônimos até pelos órgãos oficiais de Brasil e Portugal ninguém recebe.
  • editado December 2017
    @giovanna, use o termo como quiser... ou nacionalidade ou cidadania portuguesa. Lembrando q o nome do fórum é CIDADANIA PORTUGUESA.Certas pessoas deviam gastar seu tempo em ajudar e aconselhar e não gastar seu tempo com críticas vazias ,irônicas e inoportunas.
  • @giovanna fernandes,
    respondendo à sua questão, acredito que a @Thania esteja correta, com relação aos menores de 18 anos.
    Quando se tem a nacionalidade originária, não há problema algum.

    A questão é que os EUA não costumam simpatizar com dar nacionalidade a quem já possui outras duas originárias (seu caso). E muito menos para quem já tem uma outra naturalização. Para mim, este é o ponto mais complicado.

    Acredito que seja mais interessante (e precavido, já que vocês moram nos EUA) verificar como fica sua situação por ai, se pedirem a nacionalidade portuguesa antes.

    Boa sorte!
  • @marcia muito obrigada!
  • @thania, consultei um advogado de imigração nos Estados Unidos, essa foi a resposta dele:
    “Other citizenships (number, order, etc.) will be 100% irrelevant to gaining US citizenship. You will want to perhaps look at Brazil and Portugal law regarding the effect of becoming American, if any.”
  • @giovanna fernandes,
    a resposta foi em relação aos 3 casos (filhos, seu e marido)?
  • editado January 2018
    @marcia sim, vale para qualquer um dos casos, segundo ele. Nesse caso acho que vamos tirar a portuguesa antes, e depois a americana pra mim e meu marido.
  • @giovanna fernandes,
    entendi. Bom saber. Boa sorte para vocês!
  • Pessoal , boa tarde ! continuo na duvida . Minha filha de 18 anos é americana nata ( nasceu na Philadelphia ) e possue a brasileira também por sermos brasileiros . Minha duvida é se após os 18 anos , ela pode tirar a cidadnia portuguesa , nao consigo achar uma resposta que me esclareça pois no site do consulado americano fala que se ela se naturalizar em outro país perde a americana , mas no caso ela estaria sendo atribuída porque eu sou portuguesa, certo ? . Estou confusa , alguém tem alguma situaçao parecida e pode me ajudar ? obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.