Dúvidas para atribuição

editado December 2017 em Processos de Atribuição
Boa noite pessoal! Alguns já me conhecem por aqui,
Graças à ajuda de alguns de vcs, enviei hoje a solicitação de transcrição de casamento dos meus avós (portugueses) para ponta delgada!
Muito obrigada à todos !!

Agora já estou me precavendo com relação ao próximo passo:

A atribuição de meu pai.

Vi que tem varias conservatórias com varios prazos, minhas perguntas:

1: quais as conservatórias mais rápidas ultimamente ?
vi que algumas pedem documentos apostilados e outras não.
2: quais documentos básicos preciso ter?
4: dependendo de qual melhor conservatória, quais os documentos específicos que a mesma solicita?

Obrigada desde já! :)

Comentários

  • Thais quanto a documentação você vai precisar de:
    - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprografia e apostilada de seu pai
    - xerox autenticada e apostilada do RG de seu pai (emitido há menos de 10 anos)
    - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade
    Não me recordo se os assentos de seus avós já estão informatizados, se estiverem basta indicar no formulário senão precisa do assento original para juntar ao processo.

    Hoje estamos recomendando ACP, Tondela ou 3a CRC do Porto.
    A 3a CRC está sendo a mais rápida.

    Para o processo de atribuição a taxa é de 175 euros, por vale postal assim como você fez para o processo de seus avós, tem que enviar com o seu pai como remetente, normalmente basta levar o documento da pessoa que eles fazem, no máximo precisa de uma declaração simples, de seu pai, autorizando que você faça o Vale em nome dele para agências mais exigentes.

    Você já pode solicitar a certidão de seu pai que deve levar pelo menos 1 semana pra te entregarem assim já vai adiantando e veja o caso do assento de seus avós, mas como voce mandou a transição ou já tem o número do assento ou tem o original em mãos.
  • Daniel, obrigaaaaada!

    Então! Já tenho os números das duas certidões informatizadas de meus avós!

    E também já tenho a certidão por cópia reprográfica e apostilada de inteiro teor de meu pai!

    Se eu for no correio com uma cópia do RG autenticado simples do meu pai, consigo fazer o vale postal no nome dele?
    (Pq também posso levar meu documento de identidade que consta a filiação, mostrando que ele é meu pai, rs)

    Mais uma dúvida: preciso informar a transcrição do casamento pra solicitar a atribuição do meu pai?
  • Nossa você já está adiantada...
    Na maioria das agências consegue fazer sim, esqueci de escrever mas precisa do número do CPF dele também pra fazer o vale, se não estiver no RG leve o número também. Caso a agência exija autorização pede pro seu pai assinar uma autorização simples, do tipo

    eu, fulano de tal, portador do RG número e CPF número, autorizo minha filha Thais... portadora do RG número e CPF número a enviar vale postal para Portugal em meu nome para manutenção de residente em nome de IRN, endereço ... no valor de 175 euros.

    Data e assinatura

    Não precisa reconhecer firma nem nada

    Não precisa informar a transição de casamento, quando for concluida a transição vai constar no assento informatizado deles o casamento.
  • Ótimo Daniel! Muito obrigada pelas dicas e orientações!

    Já estou toda preparada pra dar seguimento!

    O restante como dependo do meu pai, vou começar a cobrar já, pq o bicho é enrolado demais rs

    Qqr novidade ou dúvida, vamos nos falando!

    Obrigada novamente!!
    Boa noite! :)
  • Por nada, já deixe tudo adiantado, preencha o formulário e apenas date e assine no cartório assim você já tira as dúvidas do preenchimento. Não sei se você já viu que o formulário tem que ser impresso frente e verso na mesma folha e preferencialmente colorido.
    Logo já chega o momento de enviar o processo de seu pai.
  • Eu vi sim! Tem que ser colorido também né?
    Já vou preencher, pq são detalhes pequenos, que são importantes estarem corretos!

    Assim, a parte chata de reconhecer por autenticidade eu deixo pro meu pai.

    A parte de tirar cópia autenticada do RG dele e pedir pra reconhecer firma e apostilar tem que ele mesmo solicitar ou eu posso ir lá com o documento dele e solicitar no cartório por ele?
  • Pode pegar o documento dele é fazer a xerox autenticada e mandar apostilar voce mesma. A única coisa que seu pai tem que fazer é assinar o formulário no cartório. A única coisa é que em alguns cartórios os atendentes querem que risque os campos não preenchidos no 1C, não deixe pois as conservatória não aceitam. Caso queria riscar argumente que é um documento português e não pode ser riscado. Se mesmo assim não fizerem só resta ir a outro cartório pra reconhecer firma.
  • Nossa Daniel eu não sabia dessa de riscar

    Obrigada pela dica!

    Ainda bem que me avisou!
  • Pessoal,
    Sabem se posso levar a 1C para autenticar e preencher o numero do selo depois?

    Pensei em fazer isso já para adiantar.
  • @Lara o selo que você se refere é o vale postal? Se for pode sim, só não pode deixar o pessoal do cartório riscar os campo em branco (alguns insistem nisso). Se estiver riscado as conservatórias reclamam e podem até não aceitar.
  • Galera Boa Tarde, estou quase enviando os documentos para Portugal, só me resta duas dúvidas, 1 o assento é da conservatória dos registros centrais de Lisboa, só existe uma? Pois no formulário 1 c não tem a opção de colocar qual conservatória central.
    2 Estou tirando a do meu pai, a da minha avó ficou pronta em 2016 e foram meus tios que fizeram, e agora eu li alguma coisa falando sobre o assento ser informatizado, como faço para saber se ele é de fato? Obrigado
  • @Caiobento
    1- sim, só existe uma
    2 - 2016 é informatizado sim, basta informar os dados no formulário. Hoje os não informatizados são basicamente anteriores a 1911.
  • @DanielHenriques muito obrigado ! :D
  • Tenho uma duvida sobre obter cidadania, so n sei se aqui seria o lugar ideal. Enfim, a vó da minha vó era portuguesa, e minha vó ainda esta viva, teria como pegar a cidadania dela e ir passando até chegar em mim???
  • @luistiago12,
    Sim. Porém para pedir a nacionalidade por avós, ela teria que provar laços efetivos com Portugal, não basta apenas pedir.

    Uma vez que ela os prove e que obtenha a nacionalidade, pode ir passando de geração em geração.
  • Pessoal! Boa tarde! Dei uma super sumida e parei de andar com o processo de atribuição do meu pai!

    Meu pai é filho de pais portugueses cujo casamento já se encontra transcrito.

    Já tenho em mãos a certidão de inteiro teor por cópia reprografica e apostilada do meu pai,

    Vou xerocar e apostilar o RG do meu pai essa semana.

    Minha dúvida é: no site do IRN da pra fazer o pagamento dos 175 euros com cartão de crédito! Posso confiar Nesse processo?
    Assim envio o comprovante desse pagamento no envelope!
  • Mais uma dúvida! Qual a conservatória está mais rápida para atribuição!?

    Muito obrigada desde já ! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.