Neto de Portugueses

ThixzThixz Member
editado December 2017 em Tenho como conseguir?
Olá,amigos! Sou novo no Fórum e também em toda esta ideia de cidadania.

Recentemente eu e minha namorada estamos pensando seriamente em tentar algo em outro país. Já pensamos em diversas cidades da Austrália e recentemente lembramos da questão da nacionalidade portuguesa.

Bem,sou neto de portugueses, meus avós por parte de mãe nasceram e vieram da Madeira para o Brasil e aqui se casaram há muitos anos. Minha avó faleceu há alguns anos, porém meu avô ainda está vivo. E minha família já foi à Portugal (apenas uma vez sendo que eu não fui). Andei pesquisando algumas coisas pela net e MUITAS dúvidas surgiram. Vocês podem me ajudar?


. Como funciona a questão da ligação efetiva com Portugal? Como posso comprovar esta questão?

. Você conhece alguém que já conseguiu esta cidadania por naturalização?

. Seria mais viável primeiro minha mãe retirar sua cidadania por atribuição e posteriormente eu retirar a minha?

. Caso eu me torne cidadão português e me case, minha esposa também terá direito à cidadania?

. Alguém pode me indicar também uma boa agência que trabalhe com todos estes trâmites aqui em São Paulo?


Obrigado a todos/as!

Comentários

  • 1 - Ligação efetiva é uma questão complexa. Faça a cidadania da sua mãe ou pai filhos do seus avôs portugueses e depois a sua. Mais seguro e certo.
    2 - Não existe mais cidadania por aquisição (naturalização) para neto. Agora netos tem a atribuição, porém a ligação efetiva dificulta demais;
    3 - Com certeza!
    4 - Sua esposa terá direito a aquisição (naturalização) depois de 5 anos de casado ou 3 anos (morando em portugal). Se tiverem filhos e tirarem a cidadania deles, sua esposa cunpre o requisito da ligação efetiva e não precisa aguardar esse tempo. No entanto, ela como sua esposa, enquanto não se naturaliza, pode morar legalmente em Portugal. Basta ir ao SEF;
    5 - Não precisa de escritórios, advogados, despachantes. Faça tudo sozinho enviando pelos correios utilizando esse forum. Muitissimo mais barato. Não é dificil!

    Como seus avôs são portugueses e casaram no Brasil, a primeira coisa é fazer a transcrição do casamento deles.
    Pegue a informação de qual municipio da ilha da madeira seus avôs são e solicite o assento de nascimento, caso eles nasceram depois de 1911.
  • ThixzThixz Member
    editado December 2017
    Mauricio, bom dia!

    Muito obrigado pela resposta. São necessários os documento dos meus avós para o processo? Porque li que o Consulado Português consegue buscar tudo isso.

    Para eu dar entrada no processo devo ir ao Consulado e lá eles vão me orientar? Ou não tem muita conversa por lá?

    Quanto custa em média para realizar todo esse processo sozinho?

    Obrigado novamente!
  • editado December 2017
    @Thiz. faça o processo direto através de uma conservatória em Portugal. Pelo Consulado é mais demorado .Primeiro faça a transcrição de casamento dos seus avós portugueses. Envie para Ponta Delgada.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Obrigado pelas respostas!


    Sendo neto de Português eu consigo tirar a nacionalidade direto ou é obrigatório minha mãe tirar primeiro e depois eu?

    Fui informado que somente consigo tirar direto como neto caso minha mãe tenha falecido.
  • editado December 2017
    @Thixz, o correto é vc atribuir primeiro sua mãe e depois vc.Se fizer direto como neta, terá q comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa.
  • Qual a documentação exigida para netos?
  • @Fatima Moutinho,
    no seu caso, os processos dos filhos vão esbarrar no mesmo problema de sua atribuição como filha.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.