Documentação necessária e Tempo de expedição do RG

Pessoal, sou novato no forum e já assimilei tanta informação que estou até me confundindo.
Vou resumir meu caso e colocar minha dúvida:
Sou filho de pai (já falecido) e mãe portugueses. Tenho a cópia da certidão de nascimento de ambos.
Minha mãe recentemente obteve o cartão cidadão e já consta o seu nome de casada, mas não sei se ela realizou a transcrição do casamento.
Já providenciei:
- Original da minha certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica do livro de registro, devidamente apostilhada;
- Cópia autenticada e apostilhada do meu RG (Expedido no ano de 2001);
- Cópia Simples das certidões de nascimento dos meus pais;
- Formulário modelo 1C com firma reconhecida por autenticidade.

Essa documentação é suficiente para abertura do processo ? O que falta?
Meu RG expedido em 2001 será aceito ou preciso solicitar outro RG mais recente ?
Preciso enviar cópia do vale postal junto com a documentação ?
Meu pai é registrado na Conservatória de Vila Verde e minha mãe na de Vila Nova de Paiva, eu poderia mandar para a documentação para o registro central ou para um desses?
Qual seria o melhor? Qual o endereço?

Desculpem por tantas perguntas e agradeço pela ajuda

Comentários

  • Você pode enviar a sua documentação para qualquer conservatória. Para atribuição, a 3a CRC do Porto tem sido bem rápida, e fala-se bastante de Tondela também.
    Seria interessante verificar se o casamento dos seus pais está transcrito, porque sendo os dois portugueses, a transcrição é obrigatória. Não sei se a sua mãe com o CC consegue consultar em algum site ou se é possível conseguir a informação com a CRC onde a sua mãe é registrada. Em último caso, no site CivilOnline custa 10 euros para emitir uma certidão, e pode-se pagar com cartão (mas deixe como último recurso, já que provavelmente é possível confirmar de outra forma sem custo). Link: http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp