Documentação necessária e Tempo de expedição do RG

Pessoal, sou novato no forum e já assimilei tanta informação que estou até me confundindo.
Vou resumir meu caso e colocar minha dúvida:
Sou filho de pai (já falecido) e mãe portugueses. Tenho a cópia da certidão de nascimento de ambos.
Minha mãe recentemente obteve o cartão cidadão e já consta o seu nome de casada, mas não sei se ela realizou a transcrição do casamento.
Já providenciei:
- Original da minha certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica do livro de registro, devidamente apostilhada;
- Cópia autenticada e apostilhada do meu RG (Expedido no ano de 2001);
- Cópia Simples das certidões de nascimento dos meus pais;
- Formulário modelo 1C com firma reconhecida por autenticidade.

Essa documentação é suficiente para abertura do processo ? O que falta?
Meu RG expedido em 2001 será aceito ou preciso solicitar outro RG mais recente ?
Preciso enviar cópia do vale postal junto com a documentação ?
Meu pai é registrado na Conservatória de Vila Verde e minha mãe na de Vila Nova de Paiva, eu poderia mandar para a documentação para o registro central ou para um desses?
Qual seria o melhor? Qual o endereço?

Desculpem por tantas perguntas e agradeço pela ajuda

Comentários

  • Você pode enviar a sua documentação para qualquer conservatória. Para atribuição, a 3a CRC do Porto tem sido bem rápida, e fala-se bastante de Tondela também.
    Seria interessante verificar se o casamento dos seus pais está transcrito, porque sendo os dois portugueses, a transcrição é obrigatória. Não sei se a sua mãe com o CC consegue consultar em algum site ou se é possível conseguir a informação com a CRC onde a sua mãe é registrada. Em último caso, no site CivilOnline custa 10 euros para emitir uma certidão, e pode-se pagar com cartão (mas deixe como último recurso, já que provavelmente é possível confirmar de outra forma sem custo). Link: http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
    Quanto ao RG, recomenda-se que tenha menos de 10 anos. Se você tiver um passaporte do modelo novo, em que consta a filiação, também serve. Algumas CRC (mas não sei dizer agora quais) aceitam CNH. Ou você também pode pedir uma 2a via do seu RG.
    Sobre cópia do VP no envelope, é mais garantido enviar... Uma folha a mais junto com a documentação não vai aumentar os portes de correio e talvez ajude a localização em caso de algum problema na chegada do vale à CRC... Obrigatório não é, mas é recomendável.
  • editado November 2017
    Muito obrigado pelas orientações @jhmelmam
    A princípio então é essa documentação mesmo que tenho, com as ressalvas que você colocou.
  • No meu caso eu arrisquei e enviei meu RG emitido em 1995 e já recebi meu assento, mas há muitos relatos no fórum recomendando que o RG tenha menos de 10 anos de emissão. Há relatos também que nem todas aceitam o CNH. Estou te contando minha experiência para tentar te ajudar a decidir. Eu arrisquei e deu certo!
  • Obrigado por compartilhar sua experiência @andregmgomes
  • Ola a todos. Alguem entendeu o que quer dizer esta informacao no site da IRN :

    "O interessado deve, ainda, apresentar documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência)."

    O que é esquisito pois como vou ter um documento expedito por um dos paises da união europeia?

    E aproveitando o tópico, visto que meu rg tem mais de 10 anos e parece que a copia de cnh nao é aceita, seria mais seguro enviar copia autenticada do passaporte? Seria ´so da pagina onde tem meus dados e foto?
    Este documento precisa tambem ser apostilado?

    Vi que posso pagar a taxa por cartao de credito, o que facilita bastante, mas em outro topico, dizem que so posso mandar os documentos por este meio para Lisboa. Isto procede?

    Pois pretendia enviar para o Porto (quero evitar de enviar email perguntando para eles, conforme li em outro topico).

    No meu caso, meu pai é filho de portugues e ja fez no ano passado a atribuiçao pelo consulado e ja tem seu cartao de cidadao. E ja consta averbado o casamento com minha mae brasileira.
    Pelo que entendi, nao preciso enviar copias de certidao da minha mae e nem do meu pai, basta indicar no formulario os dados dele e o numero do registro de nascimento. Ou seria prudente enviar uma copia simples do cartao do cidadao dele?





  • @NelsonM
    A página do passaporte é essa mesmo, a com fotos e dados. Mas tem que ser do passaporte novo (o que consta o nome dos pais na página, senão não aceitam). Apostilar? Não sei se precisa, na dúvida eu preferi pecar por excesso, mas isso alguma outra pessoa aqui do forum vai poder te confirmar.
    Se não puder usar o passaporte por essa razão, uma segunda via do RG não costuma ser muito demorada nem muito cara (pelo menos aqui no RJ), sai em uma semana depois do atendimento e custa R$ 36,09.
  • Documentação do ancestral português para atribuição basta informar os dados do assento dele ou mesmo informações que permitam a busca (dá uma olhada no formulário 1c). Se tiver uma cópia simples do assento (ele deve ter recebido quando foi atribuído), pode enviar que atrapalhar não atrapalha.
  • Ola @jhmelman, grato pela informacao. Meu passaporte é o novo, tem a filiacao sim.
    Ja com relacao ao pagamento da taxa via cartao pela internet, se alguem souber se posso enviar para qualquer conservatoria ou se sou obrigado a enviar para a de lisboa. E se a do porto ainda é a melhor opção.
  • @NelsonM apesar de a princípio não ficar claro no site após pagamento com cartão você vai ser informado que deve enviar os documentos para Lisboa. Tente 3 CRC Porto, ACP ou Tondela
  • Uma dúvida pessoal, a cópia do RG deve ser apostilhada também?
  • editado November 2017
    @Anibal Jr, a cópia do R.G tb deve ser apostilada.
  • Ola @Daniel Henriques. Nao entendi bem sua resposta. Apesar da indicacao de Lisboa apos o pagamento, posso enviar para Porto, ACP ou Tondela que será aceito, ou é apenas sugestão ? Pelo que li no forum, Lisboa é a mais demorada, porem como o pagamento é via cartao, minha duvida é se mandando para um destes locais que voce cita se minha requisicao não sera negada por nao localizarem o pagamento.
  • @NelsonM desculpe não ter ficado claro, 3a. CRC Porto, ACP ou Tondela são sugestões de lugares melhores para enviar.
    Por cartão só Lisboa mesmo, para os outros que sugeri pagamento por vale postal.
    Lisboa expectativa de mais de 1 ano para conclusão do processo, nos outros 4 a 6 meses.
  • Pessoal, o requerimento depois de preenchido, assinado e com firma reconhecida por autenticidade, tem que ser apostilado tambem?
  • @NelsonM não, esse é um documento português, no Brasil só se apostilam documentos brasileiros.
  • Obrigado @Daniel Henriques.
    Com relacao ao pagamento por cartão, realmente nao encontrei no site do IRN nenhum informação de que este pagamento por este meio so deve ser enviado a conservatoria de lisboa. Mas como tem um topico especifico no forum sobre isto vou postar por la para nao misturar os assuntos.
  • Atualizando o item acima, pagamento com cartao de credito so para Lisboa mesmo. No topico do forum tem o relato de um usuario que pagou com cartao, enviou para uma outra conservatoria e ao chegar la, a mesma foi remetida para Lisboa.
    Agora com relacao ao Vale Postal, conforme o site, deve constar o endereco da conservatoria no VP. Tentei achar o endereco das conservatorias no site o IRN e nao ahei. So achei em um site chamado conservatorias.com , nao sei se é a fonte correta de enderecos, mas o fato é que ao colocar a cidade do PORTO, aparece uma dezena de enderecos. Posso enviar para qualquer um? Vi no site dos correios que o VP tem validade de 30 dias, será que não corre o risco do documento chegar la com o VP caducado?
  • @Nelson IRN, IP Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    4200-498 Port

    OBS: é para esse endereço que tem que enviar o vale postal e os documentos
  • Ola @Vlad Pen. Obrigado pela informacao. Voce poderia passar o link onde obteve este endereço? Nao so para mim, mas para outras pessoas que desejem enviar para esta e outras freguesias. Sinceramente, esta informação deve estar bem escondida no site do IRN pois so achei os dados que voce passou via uma pesquisa no google.
  • editado November 2017
    @NelsonM temos aqui no fórum os dados das conservatórias reunidos nesse tópico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • @Daniel Henriques , bem lembrado, devia ter procurado no proprio forum. Desculpe.
    @Vlad Pen grato pelo link do irn.
  • editado November 2017
    @NelsonM,
    enviamos os documentos através do SEDEX EMS, que geralmente chega em cerca 10 dias ao seu destino em Portugal. Logo, o vale postal não estará caducado. Se enviar por carta normal ou registrada, corre o risco.

    Quanto ao pagamento via cartão de crédito, já havíamos informado que só vale para a CRCentrais Lisboa.
    Se pagar pela plataforma de cartões, tem que enviar para Lisboa. No seu caso, seria quase triplicar o tempo de conclusão do processo.

    Sobre o passaporte: cópia autenticada e apostilada.
    Complementando... o passaporte precisa estar válido!
  • So para atualizar os demais membros, enviei meu processo em Dezembro/17 para o arquivo central do porto, o qual pelo que li seria o mais rapido (no meu caso é por atribuicao). Hoje passados mais de 3 meses recebi uma correspondencia do arquivo central do porto informando que meu caso foi recebido na conservatoria dos registros centrais, ou seja, me parece pela resposta que meu caso, mesmo tendo enviado para o porto, foi despachado para outro local. Seria a conservatoria dos registros centrais aquela de lisboa?
  • @NelsonM,

    que estranho!!! Nenhum outro caso havia sido encaminhado para Lisboa.
    Você pode compartilhar conosco esta correspondência?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.